Sem categoria

Cartunista lança coletânea Pestana 30 Anos de Arte pela Igualdade

O cartunista, publicitário, escritor e roteirista Maurício Pestana lança, no próximo dia 12 de agosto, o livro Pestana – 30 anos de arte pela igualdade, uma coletânea de luxo com os seus melhores trabalhos. O evento acontece às 20h, na Galeria do Livro & Arte, no Espaço Unibanco de Cinema, no centro de Salvador (BA).

Com obras publicadas no Brasil e no exterior, a arte de Pestana tem se caracterizado pelo compromisso pela igualdade e direitos humanos, feito que lhe proporcionou diversos prêmios.
Natural de Santo André-SP, o cartunista iniciou seus estudos artísticos na escola de Poliarte de São Paulo, no final dos anos 70.

Como cartunista, começou no jornal O Pasquim. Neste período pode conviver com o ir­reverente cartunista Henfil. Começa assim a direcionar sua arte de forma pioneira e inédita para a denúncia das diferenças raciais no país, trabalho esse que em pouco tempo ganhou projeção internacional.

A coletânea composta por três livros de capa dura (em português, inglês e espanhol) traz o que de melhor o artista produziu nos últimos 30 anos, em dezenas de publicações de instituições de direitos humanos e de combate ao racismo no Brasil e no exterior.

"Os traços de personalidade forte e a coragem para tratar da questão racial são suas marcas. Seus cartuns são denúncias do racismo e uma crítica social que revelam um olhar atento e confirmam o seu compromisso com a mudança de paradigmas da nossa sociedade", afirma Elói Ferreira de Araújo, ex-ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão responsável pela publicação da obra.

Além dos trabalhos do artista, "Maurício Pestana – 30 anos de Arte pela Igualdade", apresenta vários textos de personalidades como Ivete Sacramento, reitora da Universidade da Bahia; Flávio Carrança, jornalista e coordenador da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira); e João Jorge, presidente do Olodum. Todos ressaltam a importância da obra do autor para o avanço da igualdade racial no Brasil.

Mauricio Pestana hoje divide o seu tempo entre dirigir seu estúdio em São Paulo e a presidência do conselho editorial da revista Raça Brasil.

Com Raça Brasil e Correio Nagô