Sem categoria

BC da China restringe liquidez para frear aumento da inflação

O Banco Popular da China, equivalente ao Banco Central, leiloou cerca e 2 bilhões de iuanes (US$ 308 milhões) em títulos bancários com vencimento em um ano em um esforço para controlar a inflação no país.

Os títulos emitidos foram vendidos com um rendimento de 3,49% nas operações de mercado aberto de terça-feira (9). A taxa de rendimento não foi modificada nas últimas seis semanas e está de acordo com as expectativas do mercado.

O banco central vai retirar de circulação cerca de 83 bilhões de iuanes por meio de um acordo de reaquisição de bônus de 28 dias, a primeira operação desse tipo em duas semanas.

"Um total de 192 bilhões de iuanes em títulos do banco central e em acordos de reaquisição foram concluídos esta semana, o que representa a maior soma do mês", explicou Li Huaiding, analista da empresa Guosen Securities.

A taxa de inflação da China alcançou 6,5% em julho, cifra que excede a previsão, o que deixou o banco central do país em uma posição muito difícil, pois precisa controlar os preços sem causar danos à economia nacional.

Fonte: Xinhua