Sem categoria

Bolívia denuncia interesses políticos em manifestação indígena

O governo boliviano denunciou a existência de interesses políticos na manifestação contra a construção de uma estrada anunciada para a próxima segunda-feira (15) por moradores do Territorio Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), em Beni.

O vice-ministro de Coordenação com os Movimentos Sociais, César Navarro, reafirmou a vontade do Executivo para o diálogo, ao tempo em que criticou a ausência dos líderes dessas comunidades à primeira rodada de conversações.

Navarro aludiu ao ex-senador opositor Oscar Ortiz, atual funcionário do governo de Santa Cruz, sobre quem assegurou que antes não defendia as reivindicações dos indígenas, mas em 2010 apoiou as demandas da Confederação de Povos Indígenas da Bolívia (Cidob).

Alertou que neste caso também estão utilizando a mobilização de um setor social para enfrentar o governo.

Por sua parte, o ministro de Obras Públicas, Wálter Delgadillo, afirmou que a construção da estrada permitirá uma maior presença do Estado na região, o que possibilitará, junto a medidas de caráter legal, mitigar a depredação florestal da área protegida.

Igualmente, explicou que o projeto viário tem uma longa história que remonta a 16 de fevereiro de 1830, mediante um decreto supremo.

Delgadillo lamentou que alguns meios de comunicação deem uma ampla cobertura aos setores que se opõem à construção da estrada, mas não àqueles que apóiam a construção da obra.

Também o ministro da presidência, Carlos Romero, insistiu no caminho do diálogo e adiantou que irá a um encontro com os indígenas de Tipnis onde eles determinarem.

"Quando um governo quer dialogar, não se justifica nenhuma mobilização", afirmou.

Por outro lado, o presidente da Administradora Boliviana de Carreteras (ABC), Luis Sánchez, informou que não se iniciarão os trabalhos de construção no trecho questionado antes de realizar uma consulta com os moradores desse Parque Nacional.

Fonte: Prensa Latina