Sem categoria

Kadafi pede apoio da população para batalha da libertação

O líder da Líbia, Muamar Kadafi, fez no domingo (14) um chamamento ao povo para que se prepare para a “batalha da libertação”. A batalha se refere às cidades que estão sob controle da oposição armada apoiada pela Otan e potências imperialistas ocidentais. A mensagem foi transmitida pela emissora estatal de televisão.

O recado foi dado apenas por meio da voz de Kadafi, sem imagens do líder. De acordo com relatos, a maior parte da mensagem era inaudível devido a uma falha técnica, segundo a direção da emissora que transmitiu a fala de Kadafi, no momento em que se multiplicam os rumores sobre sua fuga da Líbia, até agora desmentidos por porta-vozes do governo.

A mensagem é divulgada quando a oposição armada alega ter controlado as cidades do Oeste do país, como Zawiyah, Sormon e Gharyan. A televisão estatal transmitiu imagens da Praça Verde, no centro de Trípoli, onde partidários do governo se concentravam com fotografias de Kadafi e bandeiras da Líbia.

Há vários meses, a Líbia está vivendo em conflito. Em março, a situação se agravou com a decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de impor uma área de exclusão aérea na região e realizar sistemáticos bombardeios sobre o país, provocando a morte não só de soldados do governo mas entre a população civil.

Com agências