Sem categoria

Manuela promove seminário virtual sobre Juventude e Cultura

A Comissão de Direitos Humanos vai promover, nesta quarta-feira (17), o Seminário Virtual Juventude e Cultura. O objetivo do evento, segundo a deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), presidente da comissão e autora da proposta, é debater ações que facilitem o acesso dos jovens das camadas mais pobres da população à cultura e à produção cultural. Durante o evento será lançada a comunidade virtual Juventude e Cultura.

Ela afirma que boa parte dos jovens brasileiros sem acesso à cultura estão vulneráveis a desemprego, violência e drogas. “Acreditamos que estimular o protagonismo juvenil e a força criativa do jovem é o caminho para enfrentar a violência e as violações dos direitos humanos sofridas por essa parcela da população”, explica.

Além deste encontro, a comissão fará outros cinco seminários sobre o tema, um em cada região do País. Todos ainda sem data e local definidos. Com a série de seminários, Manuela d’Ávila espera que a comissão produza políticas públicas mais próximas da juventude, além de aproximar os jovens da temática dos direitos humanos.

Foram convidados para o seminário de Brasília o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Machado; a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado; e o coordenador-geral da Central Única de Favelas, Paulo Ávila.

Segundo o Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente, são quase 60 milhões de crianças e adolescentes no país, 82% deles vivendo nas cidades.

Fonte: Agência Câmara