Sem categoria

Reino Unido: os políticos são os saqueadores e não os jovens

Ativistas e estudantes universitários afirmam que os políticos, e não os manifestantes envolvidos nos recentes distúrbios nas ruas britânicas, é que são saqueadores e ladrões.

Em um painel realizado na sede da Universidade London Union, com o tema de “Distúrbios, Recessão e Resistência”, os participantes afirmaram que os distúrbiods são resultado do alto grau de insatisfação popular com as políticas do governo, especialmente as medidas de austeridade.

Grupos organizados, como o dos ativistas negros, disseram que as raízes da recente turbulência, que se estendeu em poucas hora do bairro londrino para outros locais, não pode ter origem em uma única causa como alegam os funcionários do governo, que dizem se tratar “do oportunismo de manifestantes”.

Os presentes argumentaram que os sentimentos que alimentam a instabilidade foram acumulados durante meses devido a uma série de fatores, incluindo medidas brutais de austeridade, cortes em gastos que atingiram os serviços públicos, o aumento do desemprego, ataques à educação, e o uso de autoritarismo e violência policial para deter os atos e prender pessoas inocentes.

Clare Salomon, ex-presidente da Universidade, criticou os funcionários por descreverem os jovens manifestantes como saqueadores e explicou que a questão maior é que ninguém fala sobre os desfalques e gastos fraudulentos dos funcionários do governo e dos milhões de libras esterlinas que foram direcionadas à recuperação de dívidas dos bancos insolventes, indignou-se.

Os oradores, durante a reunião, também condenaram os meios de comunicação e os funcionários por catalogarem manifestantes como criminosos. Reforçaram que as reivindicações são da definição de medidas e metas políticas justas com a população.

O chefe da coalizão Stop The War, Andrew Murray, que é também membro da Unite the Union, disse que a Secretária do Interior, Theresa May e outros políticos são os verdadeiros instigadores da violência e criminalidade.

Luego Lee Jasper, defensor proeminente de Barac, disse que todos estão presenciando a maior mais séria crise do capitalismo.

Jasper acrescentou que a crise não se limita à esfera financeira, mas trata-se de um descalabro moral tanto para o capitalismo como para os neoliberais.

Grande número de cidades, incluindo Londres, foram cenários nas últimas semanas de distúrbios jamais vistos em décadas. Várias pessoas foram assassinadas e dezenas de edifícios e lojas foram incendiados.

Os distúrbios londrinos tiveram início em 4 de agosto, depois que a polícia de Tottenham assassinou um cidadão negro, Mark Duggan, injustificadamente.

Redação Vermelho com informações Cubadebate