Sem categoria

Há 40 anos acabava Bretton Woods e começava o caos financeiro

O rebaixamento na classificação de crédito dos EUA aconteceu em momento delicado que ajuda a compreender a atual pandemia financeira, o colapso monetário e a contração global em marcha. Na semana passada lembrávamos o quarto aniversário da crise dos subprimes que desencadeou a atual crise financeira, hoje recordamos o fim dos acordos de Bretton Woods decretado por Nixon em 15 de agosto de 1971 e que constitui a origem da atual desordem financeira mundial.

Por Marco Antonio Moreno, no Blog Salmón

Sob o regime de Bretton Woods, todas as moedas estavam vinculadas ao dólar, o qual, por sua vez, estava amarrado a um preço fixo em ouro. Os bancos centrais tinham o direito de converter seus montantes em dólares em barras de ouro, à razão de 35 dólares a onça. Mas em 1971, em meio às dificuldades econômicas produzidas pela guerra do Vietnã, os Estados Unidos decretaram a inconvertibilidade do dólar em ouro, e fecharam a janela de câmbio aos bancos centrais do resto do mundo. Com isto chegou a era do papel moeda, do dinheiro fiduciário, das taxas de câmbio flutuantes que alentaram a especulação e a concentração da riqueza.

O colapso do sistema de Bretton Woods, que durou 27 anos, marcou a primeira quebra dos Estados Unidos, que, a pesar de tudo, foi perfeitamente camuflada pelo direito dos Estados Unidos de imprimir dólares. Com esta fórmula, os Estados Unidos se outorgaram o direito de cobrir todos os seus déficites com dólares e inundar de dólares tanto o sistema financeiro como os bancos centrais do mundo. Calcula-se que na atualidade, 60% das reservas de divisas dos bancos centrais estão em dólares, o que acrescenta o nervosismo destes países com a debilidade manifesta do bilhete verde.

O fim do sistema de Bretton Woods e a adoção das taxas de câmbio flutuantes não foram a panaceia para a estabilidade econômica. Esta quebra teve uma série de efeitos colaterais. Alentou a especulação massiva e marcou a deterioração da economia real. Sob o sistema de Bretton Woods havia estritos controles de capital estabelecidos para proteger o taxa de câmbio fixa, algo que se tornou desnecessário com as taxas de câmbio flutuantes. A extinção destes controles permitiu o massivo aumento dos fluxos de capital que começaram a deslocar-se pelo mundo a um ritmo cada vez mais vertiginoso e com o setor financeiro ganhando cada vez mais espaço em cada uma das etapas, enquanto relegava o capital produtivo a lugares de menor importância. Não é estranho que enquanto neste período os salários relativos dos trabalhadores produtivos se mantiveram estáveis, os salários dos profissionais vinculados ao setor financeiro experimentaram constantes aumentos.

Tampouco é de estranhar a constatação de que o período de 1945 a 1971 é um dos mais estáveis da história econômica, dado que não existiram bolhas de ativos nem grandes crises financeiras como as que se registraram nos anos 1980 e 1990 e nos primeiros anos deste século. O maior registro de perdas se registrou em 1957, quando o índice de Wall Street deslizou 14,1%. A existência de uma paridade com respeito ao ouro permitia economias mais estáveis, dado que os governos podiam fazer devalorizações competitivas nas taxas de câmbio, para mejorar suas exportações.

O atual rebaixamento na qualificação de crédito dos Estados Unidos não é uma surpresa, é simplesmente a constatação da decadencia do dólar e da quebra dos Estados Unidos que desta vez não terá mecanismos para evitá-la. O final da era pós-Bretton Woods não faz mais do que dar conta desse declive econômico, que por sua vez revela o estado atual de toda a economia mundial.

Fonte: Cubadebate