Sem categoria

Chávez propõe criar novos mecanismos diante da cise mundial

A atual crise financeira mundial obriga as nações sul-americanas a criar novas fórmulas em matéria de integração política e financeira. Foi o que disse na noite de terça-feira (16) o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, depois de uma reunião com a secretária-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Maria Emma Mejías.

"Esta crise global tem que nos impulsionar a criar novas fórmulas nos terrenos econômico, financeiro e inclusive no político, quero insistir nisso”, afirmou.

O líder venezuelano disse estar de acordo em revisar e fortalecer o funcionamento das instituições existentes no sul, entre elas a Comunidade Andina de Fomento e o Fundo Latino-americano de Reservas.

Também ressaltou a importância de consolidar novos organismos que nasceram no calor da corrente popular, democrática e progressista da América Latina, como por exemplo o Banco do Sul.

Chávez referiu-se também à proposta de criar uma moeda comum. "Ali também está o Sucre. É uma proposta que nós lançamos para estudo. São propostas novas que requerem ser bem explicadas. E logo entrar na dinâmica do novo e fortalecer as velhas instituições", apontou.

O presidente insitiu na noção de que a América do Sul está destinada a ser un bloco sob as premissas da integração.

“Nossa grande nação, dizia Simón Bolívar, uma nação de Repúblicas”, afirmou o presidente venezuelano, que comentou também que em novembro, em Brasilia, serão avaliados projetos de infraestrutura dos países da Unasul.

Por sua parte, a secretária-geral da Unasul, Maria Emma Mejías, disse que precisamente na reunião, levada a cabo no Palácio de Miraflores, o bloco está desenhando fórmulas inovadoras, a partir de uma perspectiva sul-americana, para enfrentar a crise econômica mundial.

"Falou-se do Banco do Sul. Falou-se de fortalecer as regiões que hoje existem no Sul. Temos um plano de 60 dias para fazer um informe con fórmulas inovadoras, de como podemos contribuir com o mundo a partir de nossa própria perspectiva”, manifestou.

Agência Venezuelana de Notícias