CTB-RJ recebe Dieese para debater conferência do trabalho decente

A CTB do Rio de Janeiro recebeu, no dia 16, o diretor técnico do Dieese, Cloviomar Cararine, na sua sede, para debater a conferência nacional do Trabalho Decente. Participaram do encontro trabalhadores e sindicalistas de 10 categorias.

A conferência nacional está marcada para maio de 2012. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho decente é qualquer ocupação produtiva, devidamente remunerada, com liberdade, qualidade e segurança.

Segundo o técnico do Dieese, os eixos dessa conferência são: gerar mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidade e tratamento; erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil; e fortalecer os espaços de diálogo entre governo, trabalhadores e empresários.

Também aparecem como sub-temas a negociação coletiva, saúde e segurança do trabalho, a política de valorização do salário mínimo e a proteção social.

A conferência nacional será precedida das etapas estaduais e municipais, com uma divisão de 30% de delegados para o governo, 30% para os trabalhadores, 30% para os empresários e 10% dividido para outros segmentos.

Para Cloviomar Cararine, os patrões se negam a debater temas como jornada de trabalho e fator previdenciário, dois temas de extrema importância para a classe trabalhadora.

Segundo o diretor de Imprensa da CTB-RJ, Paulo Cesar Farias, “será necessário uma grande mobilização dos trabalhadores para conseguir colocar na pauta de discussão os nossos interesses. Por isso decidimos que a CTB no estado fará daqui para frente novos debates sobre esse tema com o Dieese”.

No próximo dia 24, será realizada uma reunião com o Dieese com a participação de todas as centrais sindicais no Corecon para debater uma pauta comum dos trabalhadores para a conferência.