PCdoB lança Matheus como pré-candidato a prefeito de Cidreira

Com a presença do Deputado Raul Carrion, faltou espaço para todos que estavam presentes no lançamento da pré-candidatura a prefeito do vereador Matheus Junges.

Inauguração sede PCdoB-Cidreira - Divulgação

A noite de 10 agosto marcou o início do movimento intitulado “começou a mudança”, com a inauguração da sede do PCdoB no centro de Cidreira, em frente a UERGS. Com a sede completamente lotada, foi necessário instalar um telão e caixas de som do lado de fora. Para todos os presentes, a noite foi histórica. Seja pelos discursos ou pelo filme contando a história de Matheus Junges, produzido pela Casa da Cultura do Litoral.

A representante do PCdoB Estadual, Córa Chiappetta, iniciou os discursos, falando sobre a importância de Matheus para a direção estadual e colocando o nome dele a disposição de Cidreira para liderar o processo de mudança que a cidade necessita.

Unir para Mudar

Após, lideranças do PV, PT, PTB, PSC e PP se revezaram nos discursos enaltecendo as qualidades do jovem líder que já mostrou sua capacidade de realização e diálogo para unir os partidos de oposição em prol de um único projeto de mudança. Presidente do PV, Luli declarou o apoio do partido para essa pré-candidatura e foi mais além. “Faço um pedido para aqueles que não representam de fato a mudança, que retirem suas candidaturas e apoiem essa nova proposta para Cidreira”.

Representante do PT de Balneário Pinhal, Avelino lembrou que nem sempre o PT esteve à frente das chapas majoritárias e o que realmente importa é o projeto que une os dois partidos. “Nós, PT e PCdoB, que somos partidos de esquerda, temos um projeto em comum para as cidades. Portanto, temos que estar unidos, não importando quem é o cabeça, pode ser tanto o PT como também o PCdoB!”.

O deputado estadual Raul Carrion (PCdoB) falou da importância da união e lembrou que alianças mais amplas, como a de Canoas, onde o prefeito é do PT e a vice do PP também podem representar avanços para as cidades. “O PCdoB é parte do governo Dilma e do governo Tarso. Defendemos esses governos e entendemos a importância de unir as oposições nas cidades que ainda não avançaram para realizar um grande governo de mudanças e transformações”.

Homenagem à Matheus

Antes da fala do vereador Matheus Junges (PCdoB), a Casa da Cultura do Litoral apresentou o filme feito em homenagem a Matheus, contando a sua história política e pessoal. O filme aborda a história de Matheus desde seu nascimento, sua militância estudantil no Raul Pilla e no Estado até as eleições de 2008 e 2010, passando pelo casamento e nascimento de seu filho, o filme ainda contou com depoimentos de reconhecimento dos prefeitos Jorge Fonseca (PMDB) de Balneário Pinhal, Romildo Bolzan Júnior (PDT) de Osório, Maninha (PSDB) de Capivari do Sul e Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, João Alberto (PMDB) de Torres e de lideranças comerciais, comunitárias, jovens e idosos.

Emocionado, Matheus discursou aos presentes, afirmando que este é um projeto coletivo, que será feito por muitas mãos e depende da participação e dedicação de todos os que estavam presentes, além daqueles que vão se somar na luta. “O PCdoB está apresentando meu nome como uma opção de mudança. Porém, a mudança nunca foi construída por um homem só. Precisamos unir todos os partidos que realmente são oposição a este projeto que o PMDB implantou em Cidreira, de estagnação econômica, atraso social e corrupção desenfreada”.

Três opções para Cidreira

“Por enquanto, temos três opções para a nossa praia. Uma representa a continuidade, o que está aí. Outra representa a volta ao passado, tentarmos de novo o que já não deu certo e as urnas já derrotaram. E a outra, que representa um caminho novo para a nossa comunidade, um projeto de transformação social, que com certeza construirá um novo futuro”.

Resgatar a auto estima e a credibilidade

“É preciso resgatar a auto estima do nosso povo que não encontra empregos, médicos, remédios, segurança. É preciso fazer com que os jovens tenham acesso ao estudo, a cultura e ao lazer. É preciso que a terceira idade tenha acesso a saúde de qualidade, uma vida tranquila e feliz. É preciso que o comerciante tenha incentivos para gerar mais empregos e não uma prefeitura que ao invés de ajudar, só atrapalha. Isso tudo é parte do resgate da auto estima do nosso povo, fazer com que tenham novamente o orgulho de dizerem que moram em Cidreira", disse ele.

Resgatar a credibilidade é fazer com que a mídia, os veranistas e os empresários tenham a vontade de depositar a sua confiança novamente em Cidreira. Para isso é preciso apagar o fantasma da corrupção, tornando tudo mais transparente. É preciso fazer aquilo que o veranista que paga o seu imposto tem direito: iluminação, limpeza, saúde quando precisa e bom atendimento na prefeitura. É preciso que o empresário que quer investir em Cidreira tenha a certeza que ao aplicar o seu dinheiro ele terá retorno, o que hoje acontece raramente. Auto-estima e credibilidade são duas coisas que vamos ter que recuperar”, completou.

Novas filiações

Três novas filiações de grande valor político e eleitoral encerraram a noite. Ismael Santos, presidente do Grêmio Estudantil Raul Pilla, comerciante e evangélico. Elton Oliveira, comerciante do ramo de segurança, proprietário da Vigilância Oliveira e Alessandro Satiago da Silva, diretor da Casa Lar para Mulheres Rosa de Sarón. “Essas lideraças são a cara do PCdoB e representam o crescimento do nosso partido para as eleições do ano que vem”, finalizou Matheus.

Fonte: PCdoB-Cidreira