Sem categoria

Senadora pede à Presidente abertura de negociação com aposentados

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou nesta terça-feira (16), no Senado, o veto da presidente Dilma Rousseff à emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012 que permitia ganho real aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Em carta, a parlamentar solicitou à presidente que determine às áreas competentes do seu governo a abertura de negociações com as entidades representativas dos aposentados e pensionistas.

Na carta, lida em plenário, a senadora destaca que os aposentados e pensionistas têm sido ao longo dos anos os mais afetados com as políticas de contenção de gastos do governo, mesmo nos períodos onde não existam crises. Vanessa Grazziotin sugeriu a presidente que diminua em 0,5% os juros para que o governo possa combater a crise e evitar esse tipo de medida.

Ela acrescentou que não será com esse veto, orientado pelos ministérios do Planejamento e Fazenda, que os aposentados serão prejudicados. “Na votação da Lei Orçamentária poderemos aprovar um reajuste digno a esse segmento da população”, disse.

“O achatamento salarial experimentado por esses brasileiros e brasileiras atingiu níveis insuportáveis. Com o fim da vinculação das aposentadorias e pensões ao salário mínimo, a política de recuperação salarial desse indicador, com base no crescimento real do Produto Interno Bruto mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, previsto na Lei 12.382, de 2011, pode agravar as distorções entre os beneficiários da previdência que recebem esse piso e àqueles que ganham além dele”, argumentou.

Segundo ela, o governo precisa adotar políticas públicas capazes de recuperar o poder de compra desses mais de oito milhões de brasileiros, aviltados em sua dignidade após uma vida inteira dedicada à família e ao país.

A senadora avalia que “os ajustes nas contas governamentais devem recair sobre a parcela da população mais aquinhoada, até mesmo como medida de justiça fiscal, poupando esses milhões de velhinhos que têm como única fonte de renda a aposentadoria ou a pensão”, diz na carta.

Com informações do Gab. Sen. Vanessa Grazziotin