Agricultores terão financiamento para aquisição de equipamentos

Protocolo com esse objetivo foi assinado durante o 3º ETAF

ETAF - Jimmy Christian

O financiamento de equipamentos agrícolas sem juros e correção monetária a partir deste ano já será possível no Amazonas.

Um protocolo com esta intenção foi firmado na última quarta-feira entre a Sepror, Idam, Banco do Brasil, Basa e Afeam, no último dia do 3º ETAF – Encontro dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.

O objetivo do Projeto denominado “Apague o fogo; aumente a produção” é mecanizar as áreas produtivas do Amazonas com o uso de tecnologia para evitar o desmatamento e aumentar a produtividade.

Segundo o secretário Eron Bezerra, serão disponibilizados recursos para o financiamento de pelo menos 300 tratores. Ele explica que a mecanização será possível por meio de aquisição de implementos com juros subsidiados pelo estado. "O financiamento será dentro do programa mais alimentos do Governo Federal, com prazo de 10 anos. Vamos levantar as demandas por município e começar a executar", afirmou.

O contato inicial deve ser feito nos escritórios do Idam. São as unidades locais do órgão que vão informar se o interessado é produtor rural e dar o aval para o financiamento, com dados econômicos, sociais e ambientais.

De Manaus,
Odineia Araujo