Agricultores viram artistas durante 3º Encontro de Trabalhadores

Gente do campo fez lançamento do segundo volume de CD com músicas e livro com contos, causos e poesias durante o Etaf.

Cantores etaf - Jimmy Christian

Traduzindo de forma peculiar o cotidiano do campo, produtores rurais lançaram nesta quarta-feira (17), a segunda edição do livro “Contos, causos e poesias do campo amazonense” e do CD “Músicas do Campo”, durante o III Encontro dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas (ETAF).

O evento aconteceu no auditório Eulálio Chaves, localizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Em 2009, a primeira edição do livro e do CD fez grande sucesso entre os agricultores. O objetivo deste projeto é promover a criatividade e a expressão escrita, além de incentivar o surgimento de novos talentos.

Para compor o livro e o CD, produtores rurais de todos os municípios enviaram durante o ano, contos, causos e poesias do campo amazonense. O Departamento de Apoio às Organizações Comunitárias (Daoc) realizou uma seleção para escolher os trabalhos mais representativos.

Presente desde a primeira edição do livro, o agricultor José Ferreira Sobrinho, mais conhecido como Zé da Luz, é uma das grandes revelações do ETAF. O poeta aprendeu a ler aos 60 anos, aos 74, publicou sua poesia de forma profissional na segunda edição do ETAF.

“Meu sonho, mesmo quando ainda não sabia nem ler, era escrever poesias, porque sempre gostei de escutá-las”, afirma, o poeta do campo, hoje com 76 anos que também teve uma música de sua autoria incluída no Cd lançado pela Sepror.

De Manaus,
Ana Paula Batista