Começou sessão histórica na Câmara Municipal de Campinas

Teve inicio hoje (18/08), e deve se estender pelo menos nos próximos dois dias, a sessão na Câmara de Vereadores de Campinas que irá votar o relatório da Comissão Processante, que contém 1649 páginas e que pede a cassação do Prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos.

A sessão foi aberta oficialmente pelo presidente da Casa, Pedro Serafim, com a presença de 31 dos 33 vereadores. Logo no início foi feita questão de ordem pela defesa do prefeito que solicitou ao presidente da Casa de que os vereadores Artur Orsi (PSDB) e Peterson Prado (PPS) não tivessem direito a palavra durante a sessão.

Apesar de protestar sobre esta solicitação, o vereador Orsi disse que não se oporia a qualquer decisão da presidência da Câmara. O presidente acabou acatando a solicitação do advogado de defesa. Quanto à questão do vereador Peterson Prado, que até o momento não estava presente no plenário, ele encaminhou para análise da assessoria jurídica da Casa e indeferiu o pedido.

Na seqüência, os vereadores Rafa Zimbaldi (PP), presidente da Comissão Processante; Artur Orsi (PSDB), autor do pedido da Comissão Processante e Pedro Serafim (PDT), presidente da Câmara, se reuniram com os advogados do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) para discutirem um acordo que previa a redução do tempo de leitura do processo e quais as partes mais relevantes do relatório seriam lidas. Houve concordância por parte dos advogados, e foram eliminados documentos do Ministério Público (MP) que vão das páginas 611 a 1219.
Neste momento está havendo a leitura do relatório, no sistema de revezamento entre os vereadores.

A Câmara montou um forte esquema de segurança, o que ocasionou uma redução da presença de populares. Apenas 200 pessoas podem acompanhar a sessão no plenário, mediante a distribuição de senhas, o que até agora não ocasionou nenhum conflito. Também foi providenciado pela casa um telão no lado de fora do prédio.

Márcia Quintanilha, de Campinas