CPI do Tráfico de Pessoas realiza audiência em Belém

A CPI do Tráfico de Nacional e Internacional de Pessoas do Senado realiza nesta segunda (22), às 14h30, no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho (8ª Região), em Belém (PA), audiência pública para apurar denúncias sobre esse tipo de crime no Estado, considerado uma das rotas do tráfico no país, sobretudo para Guiana Francesa e Suriname. A comissão já fez contato na capital paraense com a Assembleia Legislativa, Ministério Público Federal e Polícia Federal (PF).

Com base em pesquisa feita no Estado, a presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que o colegiado vai trabalhar levando em conta um mapeamento da rede do tráfico que passa pelo aliciador, agenciador de transporte, agências de viagem, taxistas do Suriname, acompanhantes de mulheres, clientes e donos de clubes que sustentam a rede. “Muitos estão envolvidos com o tráfico de drogas e armas”, diz a presidente.

A relatora da CPI, senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que solicitou a diligência no Estado, disse em nota que a região Norte do país é uma das maiores “fornecedoras” e “demandadoras” do tráfico humano. “E isso precisa mudar. E para mudar, precisamos mobilizar a sociedade e exigir que o governo cumpra com a sua obrigação de zelar pela segurança do povo, principalmente da população pobre que é a principal vítima deste crime”, argumentou.

Participarão da audiência o governador do Estado, Simão Jatene, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o procurador geral da Justiça, Aldir Viana; o procurador da República, Alan Rogério Mansur Silva; o presidente da CNBB Regional Norte II, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces e; representantes de várias entidades.

A audiência começará com a exibição do vídeo “Europa, o conto que não se conta”, produzido pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher em parceria com a Associação de Prevenção, Reinserção e Atenção à Mulher Prostituta (APRAMP). O vídeo relata a história de quatro brasileiras que vivem na Espanha e que enfrentaram diversos tipos de violência.

Ainda no evento será realizada uma mesa redonda com a presidente do colegiado Vanessa Grazziotin, a relatora Marinor Brito, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith, diretora da ONG Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia e; Carlos Freire, da Associação Brasileira de Hotéis, ABIH.

Também estarão no debate a irmã Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão de Justiça e Paz/CNBBN2; Guilherme Franco, pai de Nicolas Pedro Franco Rosa, traficado para o Suriname, cumprindo pena de 2 anos e 6 meses; Maria de Andrade Miranda, mãe de Lia Daniela, procedente de Portel/PA e traficada para a França; Sindicato Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho, SINAIT; deputado Estadual Carlos Alberto Barros Bordalo, relator da CPI Estadual do Tráfico Humano e o deputado Estadual Edmilson Brito Rodrigues, membro da CPI Estadual Tráfico Humano.

Assessoria de Comunicação