Sem categoria

Filho de Kadafi aparece e desmascara oposição e Otan

Tido como capturado pela oposição armada e pela mídia a serviço da Otan, Saif Al Islam, filho do presidente da Líbia, Muamar Kadafi, apareceu na segunda-feira (22) à noite no hotel, em Trípoli, onde os jornalistas estrangeiros estão hospedados. Apontado como sucessor de Kadafi, Saif Al Islam disse que seu pai está a salvo na capital líbia e que apesar do aparente avanço dos contrarrevolucionários, o governo "quebrou a espinha" dos insurgentes.

Aparentemente confiante, ele demonstrou segurança ao falar sobre a situação na Líbia. "Nós quebramos a espinha dos rebeldes. Era uma armadilha. Nós os fizemos passar por maus bocados, então estamos ganhando", disse. Perguntado se seu pai continua a salvo na capital, ele respondeu de maneira curta: "É claro".

A aparição de Saif Al Islam ocorreu depois que o porta-voz do governo Kadafi, Moussa Ibrahim, disse na rede de TV líbia Al Urubah que tanto o presidente quanto seus filhos estão bem e que controlam pelo menos 75% de Trípoli. Porém, a oposição disse controlar cerca de 80% da capital.
Anteontem (21), Mustafa Abdel Jalil, líder do Conselho Nacional de Transição, órgão político criado pelos rebeldes, disse que Saif Al Islam estava detido, assim como mais dois filhos de Kadafi, Mohamed e Saadi.

Depois disso, o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luís Moreno-Ocampo, informou ontem que o filho de Kadafi havia sido preso e estava sob custódia. O TPI divulgou um mandado de prisão para Saif Al Islam por “crimes contra a humanidade”.

A TV Al Urubah mostrou imagens de Saif Al Islam fazendo um rápido pronunciamento, negando que tenha sido capturado, durante o que a emissora definiu como uma "turnê em Trípoli" do filho do líder líbio.

Com agências