Sem categoria

Venezuela e Rússia ratificam compromisso com mundo multipolar

Os ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Rússia, Serguei Lavrov, ratificaram esta quarta-feira (24) o compromisso de seus governos com o desenvolvimento de um mundo multipolar.

Após a assinatura de três acordos de colaboração conjunta, ambos os chanceleres concordaram com a importância em estabelecer vías para enfrentar a crise do atual sistema econômico mundial e manifestaram a necessidade de impulsionar uma nova ordem financeira.

O chanceler russo afirmou que seu país vê com "bons olhos" as mudanças em marcha nos países da América Latina, uma vez que estão em um rápido processo de desenvolvimento com estruturas em crescimento

"A Venezuela é o terceiro país que visito nesta viagem pela América Latina. Antes, estive em El Salvador e no Perú e vimos um claro interesse em desenvolver relações com a Rússia, já que responde as metas que temos planejado", assegurou.

Maduro explicou que a construção de novos instrumentos financeiros incluiram a intalação do Banco Russo-venezuelano em Moscou, a próxima abertura de uma sede em Caracas e outra em Pequim. "Será um banco para financiar projetos de desenvolvimento entre nossos países e com aliados”, afirmou.

Em relação à cooperação em tecnologia, defesa e habitação, Maduro adiantou que ambas as partes trabalharam em uma linha de créditos da qual se destinará uma parte de investimentos para equipamentos de defesa e segurança e o restante atenderá projetos de infraestrutura.

Ambos recusaram o que qualificaram como um formato utilizado por um grupo de potências para se impor ao mundo e, em específico, em nações como a Líbia, com recursos petroleiros. Nesse sentido, os ministros condenaram as agressões contra o povo norte africano.

Finalmente, o ministro venezuelano reiterou a visita de seu colega russo marca um período em relação ao futuro das relações no curso desta década.

Lavrov considerou de grande importância a abertura oficial da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos na Venezuela neste ano, quando se comemora o bicentenácio da declaração de independência do país.

Fonte: Prensa Latina