Sem categoria

Consumo das famílias cresce novamente

Um dos pilares de sustentação da economia nos últimos anos, o consumo das famílias cresceu pelo 31º mês consecutivo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De abril a junho, o indicador cresceu 5,5% na comparação com o segundo trimestre de 2010, influenciado pela elevação de 6,5% da massa salarial real e do crescimento de 18,6% nas operações de crédito para pessoas físicas. No entanto, o consumo desacelerou, a exemplo do restante da economia, conforme os números relativos ao Produto Interno Bruto (PIB), divulgado hoje (2).

O desempenho no segundo trimestre foi o menos significativo desde o terceiro trimestre de 2009. Naquele período, o consumo das famílias avançara 4,3%.

"O consumo das famílias segue em ritmo crescente, e está absorvendo as importações", comentou a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

No acumulado do ano, o consumo das famílias cresceu 5,7%, na comparação com o intervalo de janeiro a junho de 2010.

Ao mesmo tempo, o instituto mediu que o consumo das administrações públicas subiu 2,5% no segundo trimestre, em relação a período correspondente no ano passado. Em relação ao primeiro trimestre, a alta foi de 1,2%. No primeiro semestre, o indicador avançou 2,3%.

PIB

Sob impacto da contenção do crédito, do câmbio valorizado, de juros maiores e da consequente freada da indústria provocada por esses fatores, o PIB (Produto Interno Bruto) registrou expansão de 0,8% no segundo trimestre deste ano na comparação livre de influências sazonais com o primeiro trimestre.

De acordo com os dados do IBGE, o setor da indústria teve o pior desempenho desde a crise econômica mundial, no fim da década passada. O setor cresceu 1,7% no segundo trimestre de 2011 em comparação a intervalo de tempo correspondente em 2010.

Com a indústria afetada pela importação de máquinas e equipamentos, o setor de serviços impulsionou a economia brasileira, se observada a ótica da oferta.

Dos setores produtivos, o setor de serviços foi o que mais cresceu no segundo trimestre, com alta de 3,4% ante igual período no ano passado, segundo o IBGE.

Fonte: Folha Online