Sem categoria

7 de Setembro: Protógenes cobra da Câmara compromissos com povo

O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) aproveitou o simbolismo do dia 7 de Setembro – data maior do Brasil – para cobrar o cumprimento dos compromissos patrióticos do Legislativo com o povo brasileiro. Ele cobrou a aprovação, na Câmara dos Deputados, de matérias importantes para a área de saúde e segurança e para os aposentados.

“Estamos na Semana da Pátria e este simbolismo se externa na luta do povo brasileiro e nos debates do Congresso Nacional. Nós temos que reafirmar esses compromissos”, disse o parlamentar (foto), cobrando a aprovação da Emenda 29, que destina mais recursos para a área de saúde. Segundo ele, o setor de saúde está sucateado e o serviço de atendimento à população está precário.

“Outro compromisso patriótico é com aprovação da PEC 300, que é o financiamento público da segurança pública, que não consiste só no aumento salarial dos profissionais de segurança – policiais civis e militares, policiais federais e bombeiros”, explicando que é necessário reformular a estrutura de todo o setor com a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública. Ele destaca que a elevação dos índices de violência exige atenção nessa área.

O deputado disse ainda que “esse sentimento tem que se estender aos aposentados, com a aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 555 e 270, que corrige as defasagens das aposentadorias, principalmente dos que se aposentam por doença”. A primeira acaba com a cobrança de contribuição da Previdência Social dos aposentados e a segunda garante ao servidor que se aposentar por invalidez permanente o direito dos proventos integrais com paridade.

Para Protógenes Queiroz, “a alocação de recursos para esses compromissos patrióticos está na gestão”, acrescentando que os recursos podem vir do petróleo do pré-sal, da taxação de grandes fortunas, etc.

Contra a corrupção

E, sem esquecer a sua bandeira de luta, de combate à corrupção, ele diz que, para garantir os recursos públicos para aplicação nas políticas públicas, é preciso fechar a torneira da corrupção. “A corrupção chegou a uma estatística que chama atenção do povo e da própria administração pública, de R$ 40 bilhões em cinco anos”, destaca o parlamentar .

Em discurso no plenário da Câmara, o parlamentar também anunciou a realização de manifestações em todas as cidades brasileiras, neste 7 de Setembro, para mostrar indignação à corrupção. Ele diz que avisou nas redes sociais a decisão de promover atos de combate à corrupção e o movimento cresceu entre a população e recebeu apoio de diversos parlamentares, como os deputados Reguffe (PDT-DF), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

“O movimento nacional não é coordenado por nenhum líder político, é a própria sociedade que se move para reforçar o compromisso com a presidente Dilma de colocar a administração pública fortalecida nas políticas públicas”, explica Protógenes Queiroz.

Ele diz ainda que “o 7 de setembro coincide também com o meu ato de filiação ao PCdoB em 2009, e a todo ano eu mantenho a lembrança dessa filiação com a bandeira que carregamos de combate à corrupção”, enfatizando “que é preciso exigir que os políticos se empenhem em fechar a torneira da corrupção para atender aos compromissos patrióticos com o povo brasileiro”.

De Brasília
Márcia Xavier