Sem categoria

Desemprego e orçamento ocupam agenda do Senado dos EUA

O Senado dos Estados Unidos retoma suas sessões nesta terça e a agenda para o resto do ano pode resumir-se em duas frases: criação de empregos e planos orçamentários.

Legisladores de ambos os partidos já começaram a promover seus respectivos programas de recuperação fiscal e melhoras para o mercado trabalhista, enquanto o presidente Barack Obama se esforça em compor sua imagem pública.

No entanto, as tensões que prevaleceram entre democratas e republicanos durante as discussões sobre a dívida voltaram a emergir na semana passada quando a oposição obrigou a mudar a data de um discurso executivo.

Este tipo de controvérsia na dinâmica parlamentar fará mais difícil que o Congresso consiga referendar no curto prazo alguma legislação adequada para impulsionar a indústria nacional e a criação de postos de trabalho.

Às profundas diferenças políticas – e com frequência pessoais – entre republicanos e democratas soma-se uma forte contradição ideológica com respeito ao método para resgatar a economia norte-americana, opinam analistas da CNN.

Os do Velho Grande Partido sempre vão solicitar menos impostos e uma maior desregulamentação federal, enquanto os do grêmio político azul apostam historicamente por mais despesas governamentais em infraestruturas.

Obama, cuja popularidade beira os 40 por cento há quatro meses, deve pronunciar na quinta-feira (08) um discurso -que a Casa Branca anunciou como maiúsculo- para compartilhar soluções ante o crescente desemprego.

Liderados pelo pré-candidato presidencial e líder mórmon Mitt Romney, os republicanos replicaram que já têm prontos seus próprios projetos para combater a alta do desemprego, atualmente em uma taxa de 9,1 por cento.

Também o Super comitê legislativo para resolver o problema da dívida pública se reunirá pela primeira vez na próxima quinta-feira com a tarefa de descontar 1,5 trilhões de dólares em 10 anos no inventario total do desequilíbrio orçamentário.

O Senado regressa de férias nesta terça-feira, enquanto a Câmera de Representantes se reincorpora amanhã. O painel de 12 membros foi instituído no início de agosto no marco das discussões sobre o topo do débito.

Fonte: Prensa Latina