Sem categoria

Marco Maia marca para dia 21 escolha do novo ministro do TCU

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) marcou para o próximo dia 21 (quarta-feira), a sessão de eleição do novo ministro Tribunal de Contas da União (TCU). Sete candidatos estão indicados para concorrer a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. As inscrições, que devem ser feitas pelas lideranças dos partidos com representação na Câmara, vão até sexta-feira (9).

A candidatura de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é considerada favorita em função de ser o parlamentar com maior projeção e experiência. Ele é parlamentar o que possui mais tempo de Casa – seis mandatos consecutivos – e ter ocupado cargo de Presidente da Casa.

Outra candidata é a deputada Ana Arraes (PSB-PE), que tem como cabo eleitoral o filho Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB.
Campos obteve do senador Aécio Neves (PSDB-MG) a promessa de que os votos da bancada tucana irão para sua mãe.

Também concorrem ao cargo os deputados Átila Lins (PMDB-AM) Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP) e o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), além do auditor fiscal Rosendo Severo, indicado pelo PPS.

Tradicionalmente Câmara e Senado se alternam na indicação de seis das nove vagas de ministro do TCU, sendo as outras três indicadas pelo presidente da República. Agora é a vez de um nome da Câmara escolher o novo ministro.

Um dos mais influentes

O líder do PCdoB, deputado Osmar Júnior (PI), na indicação do nome, destaca a trajetória política de Aldo Rebelo de mais de 30 anos, eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo seis vezes, sempre pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Aldo Rebelo foi Presidente da Câmara dos Deputados, Ministro da Coordenação Política e Líder do Governo e do PCdoB na Câmara.

Apontado como um dos parlamentares mais influentes do País pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Aldo Rebelo foi designado em 2010, como relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro. Para desenvolver essa tarefa, Aldo percorreu o País numa série de audiências públicas para ouvir agricultores, pecuaristas, pesquisadores, cientistas, ambientalistas e gestores públicos.

Trabalho semelhante foi realizado pelo o deputado como relator da Lei Biossegurança. O projeto inicial proibia a pesquisa com células-tronco. O relatório de Aldo, feito a partir de audiências públicas e consultas à sociedade, derrubou a proibição das pesquisas e hoje o Brasil e milhões de brasileiros são beneficiados com uma lei voltada para o desenvolvimento do País e o bem estar das pessoas.

O líder do PCdoB destaca ainda a dedicação do deputado Aldo Rebelo ao tema da demarcação das terras indígenas no Brasil. É autor de projeto de lei que permite à sociedade participar do debate em torno da demarcação do território nacional. Atualmente, as decisões são tomadas pelo o Poder Executivo.

Aldo Rebelo é membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.

De Brasília
Márcia Xavier