Sem categoria

WikiLeaks expõe vínculo de 6 deputados albaneses com narcotráfico

Seis deputados do Parlamento albanês estão envolvidos com o crime organizado e o narcotráfico, entre eles o atual ministro dos Transportes, Sokol Olldashi, como revelam vazamentos do WikiLeaks divulgados nesta terça-feira (06) pela imprensa local.

Em um vazamento de 13 de agosto de 2009 "Os criminosos fazem a lei no Parlamento da Albânia", o embaixador americano na Albânia, John Withers, revela os nomes dos envolvidos, como o ministro Olldashi, o novo prefeito de Tirana, Lulzim Basha, e o líder da oposição socialista Gramoz Ruci.

O vazamento também acusa o primeiro-ministro albanês, Sali Berisha, sua família, além de vários ministros do Governo de ter ligação com a corrupção e o crime organizado.

Withers denuncia, citando fontes não oficiais, altos funcionários albaneses que pedem extorsão de até US$ 7 mil a cada soldado que Tirana enviar ao Iraque ou ao Afeganistão, segundo o jornal "Shekulli".

A quantia representa metade do total de diárias que os soldados recebem de organizações internacionais durante a permanência de seis meses nestes países. Para pagá-la, a maioria dos militares recorre a crédito bancário.

Entre os suspeitos de ficar com o dinheiro está o comandante Xhemal Gjunkshi, nomeado em 8 de agosto por Berisha como chefe do Estado-Maior do Exército albanês, detalhou o Wikileaks.

A cúpula da Polícia também é denunciada por ter ajudado um conhecido criminoso albanês, Dritan Dajti, a fugir da prisão, de acordo com Withers.

Dajti, um dos delinquentes mais perigosos da Albânia, matou quatro policiais durante a operação de sua prisão, em agosto de 2009.

Nos últimos 20 anos de democracia nenhum alto funcionário foi condenado por corrupção, apesar de a Albânia ser considerada um dos países mais corruptos do mundo, ao lado da Índia, Libéria e Jamaica, conforme a organização Transparência Internacional.

Fonte: Efe