Sem categoria

No Dia Internacional da Alfabetização, ONU enfatiza a paz

As Nações Unidas marcam neste 8 de setembro o Dia Internacional da Alfabetização. Atualmente, mais de 66% dos adultos analfabetos são mulheres. Em mensagem para marcar o Dia, o Secretário-Geral da ONU disse que pessoas que sabem ler e escrever ajudam a construir a paz social. Este ano, a data tem como tema “Alfabetização e Paz”.

De acordo com a ONU, há dois anos, o analfabetismo afetava 793 milhões de pessoas. Mas nesta mesma época, mais de 130 milhões de crianças e adolescentes ficaram fora da escola primária em vários países.

Tenisse Vieira, de 77 anos, é um exemplo da luta contra o analfabestimo. Por meio da ONG Alfabetização Solidária, ela voltou recentemente às salas de aula. Tenisse falou à Rádio ONU do município de Aquibadã, no Sergipe, sobre a alegria que sente ao escrever o próprio nome.

“Eu tinha vontade de estudar mais. É importante para aprender a ler mais ainda e ser mais feliz, estudar bem para ser qualquer coisa. Mas agora eu entrei na escola e já estou escrevendo o meu nome. Estou muito feliz”, contou.

Ban lembrou que alfabetizar é fundamental para a dignidade humana e pode prevenir a violência e acalmar tensões e conflitos.

Ao falar das consequências do analfabetismo, o Secretário-Geral afirmou que o agravamento dos ciclos de pobreza enfraquece as comunidades. Para ele, o problema mina ainda a democracia e gera marginalização e exclusão.

Fonte: Rádio ONU