Sem categoria

Parlatino e socialistas venezuelanos homenageiam Allende

O Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) e o grupo nacional do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) informaram nesta sexta (09) que homenagearão o ex-presidente chileno Salvador Allende no domingo próximo, aniversário de 38 anos de sua morte.

De acordo com uma nota de imprensa, essas entidades renderão tributo ao lutador revolucionário junto com as fundações Orlando Letelier e Pablo Neruda, o Comitê Allendista e a Comunidade Democrática Chilena.

A cerimônia inclui a colocação de uma oferenda floral ante o monumento do ex-dignatário localizado na entrada da Universidade Central da Venezuela, em Caracas.

Na mesma, participarão como oradores o deputado Rodrigo Cabezas, coordenador de Assuntos Internacionais do PSUV, e outras personalidades do âmbito político e social.

Como parte da homenagem ao político, o Ministério de Comunicação e Informação apresentou o livro "Salvador Allende, a via chilena do Socialismo".
 
A publicação recolhe os seus últimos discursos, desde o pronunciado ante o Congresso de seu país em 1970 até as palavras finais ao povo através da emissora Rádio Magallanes em setembro de 1973.

No próximo 11 de setembro se efetuará no Chile o enterro dos restos de Allende depois que especialistas desse país e estrangeiros validaram, em julho, a tese de suicídio do ex-presidente, durante golpe de Estado encabeçado por Augusto Pinochet nessa data de 1973.

O sepultamento estava previsto para o domingo anterior, mas foi adiada pelo acidente aéreo que deixou 21 mortos no país no último dia 2.

Fonte: Prensa Latina