Sem categoria

Líder golpista Mustafa Jalil faz primeiro discurso em Trípoli

O chefe dos grupos armados de oposição ao líder líbio Muamar Kadafi, Mustafá Abdel Jalil, fez na segunda-feira (12) seu primeiro discurso público em Trípoli.

Abdel Jalil chegou a Trípoli no sábado (10) pela primeira vez desde que seus aliados invadiram a cidade com o apoio dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), pacto militar das potências imperialistas.

O presidente do chamado Conselho Nacional de Transição (CNT) pediu aos seus seguidores que não façam represálias contra os apoiadores de Kadafi.

Repetindo um apelo feito anteriormente, ele também disse que a "sharia" (lei islâmica) deve ser a principal fonte da legislação da nova Líbia.

Abdel Jalil vinha governando a partir da cidade de Bengazi (leste). Funcionários do CNT disseram às agências de notícias que não divulgaram antecipadamente a aparição pública do dirigente por medo de ataques dos partidários de Kadafi.

Parte da hesitação para a chegada de Abdel Jalil a Trípoli se deve a antigas rivalidades regionais e à sensação de que Trípoli poderia não ser um lugar seguro para todos os funcionários do novo governo.

O CNT tem um cronograma estabelecendo planos para a redação de uma nova Constituição e a realização de eleições “dentro de 20 meses”, mas ele só começará a ser executado quando o CNT declarar que toda a Líbia está "liberada".

Não está claro, no entanto, o que os grupos díspares envolvidos no combate a Kadafi entendem por "liberação".

Forças leais a Kadafi ainda controlam várias partes do sul do país e três cidades relevantes — Bani Walid, Sirte e Sabha. "Estamos apostando que nossos irmãos nessas cidades irão cumprir as expectativas, e os veremos fazê-lo logo", disse Abdel Jalil.

Por outro lado, informa-se que são intensos os combates nas mencionadas cidades e que é encarniçada a resistência que os leais a Kadafi opõem aos golpistas partidários da Otan.

Com agências