Novas conferências municipais mobilizam o PCdoB na Bahia

As conferências municipais continuam agitando o PCdoB no interior da Bahia. A cada semana novos municípios reúnem a militância para debater as ideias do PCdoB, o projeto do partido para as eleições de 2012, além de eleger a nova direção municipal e os delegados para a Conferência Estadual, que acontece em novembro. Neste final de semana (9,10 e11/9) foram realizados encontros em 24 cidades em diversas regiões do estado.

Conferência Estadual PCdoB/BA

Em muitas destas cidades foram apresentadas pré-candidaturas a prefeito pelo PCdoB, como em Ibirapitanga, Itamari e Santa Inês. O mesmo aconteceu em Gandu, onde prefeita Irismá Souza foi apontada como pré-candidata a reeleição em 2012. “Em todas estas conferências tivemos uma presença grande de militantes, dentro da lógica de fortalecimento partidário. Isso demonstra que o PCdob está com uma vitalidade muito grande, com uma perspectiva de crescimento muito grande, pois muitas pessoas estão se filiando ao partido”, afirmou o deputado estadual e dirigente do PCdoB, Álvaro Gomes, que participou de cinco conferências no final de semana.

Para o parlamentar, este processo de conferência é muito rico. “Eu já participei de muitas conferências até agora e vou continuar participando. Acredito que o partido vá sair deste processo bastante fortalecido, pois cada conferência tem uma característica própria, mas o que marca todas é a unidade partidária dentro dos princípios do nosso partido. Muita gente nova, mas que se incorpora ao partido com o objetivo de abraçar a causa partidária e não apenas de entrar em mais uma legenda”, ressaltou Gomes, que em todo evento que participa faz questão de falar da história e da trajetória de luta do PCdoB em seus 89 anos de existência.

O processo também é considerado vitorioso pelo secretário estadual de Organização, Davidson Magalhães. “Esta tem sido a maior mobilização que a gente conseguiu nos últimos anos, principalmente, porque já temos um terço das conferências marcadas e muitas já realizadas, mesmo faltando ainda quase dois meses para a conferência estadual. Com isso, fica evidente que vamos conseguir atingir a nossa meta de 280 a 300 conferências municipais e realizar um processo de mobilização política muito forte em todo o estado. Este é o caráter da mobilização que vem acontecendo na Bahia”, resumiu.

Segundo a Secretaria Estadual de Organização do PCdoB, entre sexta-feira (9/9) e domingo (11/9) foram realizadas conferências nas seguintes cidades: Cafarnaum, Carinhanha, Malhada, Seabra, Palmeiras, Ibitiara, Queimadas, Lamarão,Valente, Gandu, Wenceslau Guimarães, Itapebi, Medeiros Neto, Itaquara, Jequiriça, Milagres, Santa Inês, Correntina, Coração de Maria, Maragogipe, Varzedo,Castro Alves, Ibirataia e Itamari.

De Salvador,
Eliane Costa