Piauí chega às finais do atletismo nas Olimpíadas Escolares

A atleta Maria da Paz disputa final no lançamento do dardo. Já o judô não teve o mesmo sucesso de anos anteriores.

Os atletas piauienses da modalidade atletismo mantêm a tradição e conseguem garantir vaga nas fases decisivas das Olimpíadas Escolares Infantil, que este ano tem como sede a cidade de João Pessoa (PB). As provas estão sendo disputadas na Pista da Unipê.

A atleta Maria da Paz, da Escola Municipal Antônio Gayoso, vai disputar na tarde deste domingo (11), a final no lançamento do dardo. A presença da atleta piauiense na decisão foi uma surpresa, mas passa a ser cotada para ficar entre as três melhores das Olimpíadas Escolares.

A favorita à uma medalha de ouro, Lia Raquel, da Escola Certo, compete a semifinal dos 75m rasos, também no período da tarde. Elaine Cristina Brito Rocha, da Escola Luís Alves de Almeida, da cidade de Beneditinos, vai disputar a mesma prova.

Lia, segundo a avaliação do técnico Antônio Nilson, que também está na capital da Paraíba, tem chances reais de medalha. “A Lia tem 80% de chance de ser campeã, apenas tem uma concorrente forte do Maranhão, mas tenho certeza que ela vai ganhar uma medalha, a cor a gente diz depois da competição”, assegura o técnico.

Os outros que também irão competir neste domingo serão Abel Victor, e Heryca Tayla, ambos nos 1.000 metros e alunos da Escola Municipal Antônio Gayoso, de Teresina. E por último, o Piauí vai competir na prova do revezamento 4 x 75m formado por Genivânia Gabriela Silva (Escola Municipal Antônio Gayoso), Lia Raquel, Elaine Cristina e Heryca Tayla.

Judô

O judô piauiense não teve o mesmo sucesso dos anos anteriores e não conseguiu bons resultados na estréia nesse sábado (10). O judoca Filipe Augusto ganhou as duas primeiras lutas contra Lucas Teixeira, do Tocantins e Vinícius Fernandes do Maranhão, respectivamente, e perdeu para Tiago Meneses, da Bahia. Na repescagem perdeu para o mineiro Bruno Soares. Já Victor Hugo venceu Jackson Lins, de Santa Catarina e em seguida perdeu para Vinícius Augusto, do Mato Grosso do Sul.

Neste domingo (11), pela manhã, lutam Lilian Lopes, Wesley Brito e Mateus Ribeiro. Já a tarde entram no tatame Willames Rafael, Francisco Pablo, Suevelin Silva e Karea Fontenele.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba. Os piauienses contam com o apoio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Fonte: cidadeverde.com