Jornalistas de São Paulo querem negociar com portais de internet

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo propõe início imediato de negociação coletiva, tanto com as empresas quanto com o recém criado Sindicato de Empresas de Internet de São Paulo.

Durante as rodadas de negociação com o Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas da Capital a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo foi informada que a entidade patronal não mais representa formalmente o UOL, e que a empresa tem estendido o reajuste salarial aos seus profissionais por decisão de sua direção. O UOL, juntamente com outras empresas que mantêm redações jornalísticas, como Ig e Terra, fazem agora parte de uma nova entidade patronal chamada Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo.

Em junho, o Sindicato dos Jornalistas buscou contato com a direção do Sindicato das Empresas de Internet, que não quis estabelecer negociações para uma convenção coletiva. Afirmaram que, inicialmente, o Sindicato dos Jornalistas teria de negociar com cada uma das empresas do setor que mantêm jornalistas em seus quadros.

Os jornalistas são uma categoria diferenciada, que, por lei, têm direito a acordos coletivos específicos, independentemente do ramo econômico no qual trabalhem (desde que façam trabalho jornalístico). Como o UOL já vem estendendo o acordo coletivo de jornais e revistas da capital aos seus trabalhadores, trata-se agora apenas de formalizar o acordo coletivo, estabelecendo formalmente todos os direitos estipulados. Os Jornalistas já entregaram carta à direção do UOL para formalizar a adesão ao acordo coletivo o mais rápido possível. Para os jornalistas, tal acordo é uma garantia de que todos os direitos previstos em convenção sejam respeitados também pelas empresas que produzem conteúdo jornalístico para a Internet.