Sem categoria

Chile: buscas por vítimas de acidente aéreo serão encerradas

O ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, assinalou nesta sexta (16) que pouco a pouco acontecerá o recuo das tropas que participaram do resgate de um avião militar acidentado em 2 de setembro no arquipélago de Juan Fernández com 21 pessoas a bordo.

Allamand explicou que "agora se esgotarão as possibilidades de busca por restos humanos, serão recuperadas partes essenciais do avião para colaborar na investigação e acontecerá o recuo das tropas a fim de evitar qualquer impacto ambiental".

O ministro, que retornou ao continente nesta sexta-feira após permanecer duas semanas no local do acidente dirigindo as operações, detalhou em um breve balanço que a Força Aérea do Chile (FACh) fez 850 voos, a Marinha mobilizou seis navios e houve 210 voos de helicópteros.

Allamand lembrou que nesta sexta chegou a Juan Fernández um pelotão da Marinha dos Estados Unidos, composto por quatro mergulhadores especialistas em alcançar grandes profundidades marinhas e dois robôs dirigidos por controle remoto que se somarão às operações de busca por vítimas da tragédia aérea.

O CASA 212, que transportava membros da FACh, uma equipe de jornalistas da "Televisión Nacional", funcionários do governo e integrantes de uma organização filantrópica, caiu na última sexta-feira após duas tentativas de aterrissagem nessa ilha, a 670 quilômetros do litoral chileno.

Até agora foram identificadas 14 vítimas, dez delas através de análise de DNA.

Fonte: Folha