Sem categoria

Bicicletas ganham ruas de Brasília na semana da mobilidade

Brasília iniciou dois eventos para discutir a questão da mobilidade: a Semana da Mobilidade e a Semana do Trânsito no Distrito Federal. Eles têm apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e das embaixadas da Holanda e da Dinamarca.

Mobilidade Brasília

Durante a manhã de ontem, houve passeio ciclístico no Eixão, uma das principais vias do Distrito Federal, que permanece interditada durante todos os domingos (até 17h) para lazer. No final do dia, integrantes do evento convidaram a população para uma série de eventos relacionados ao Dia Mundial sem Carro, na quinta-feira (22).

Uma das participantes, a organização não-governamental (ONG) Rodas da Paz, de Brasília, ressaltou a importância de se repensar a cidade. Segundo o presidente da entidade, Uirá Lourenço, a cidade tem um modelo voltado “quase exclusivamente ao automóvel”. Ele observou que, se por um lado Brasília oferece boas condições para os ciclistas por ser plana e ter longos períodos sem chuva, por outro, não favorece pedestres e ciclistas.

“Mesmo assim, nessas condições, é seguro usar a bicicleta no dia a dia. No Plano Piloto, por exemplo, existem as vias mais tranquilas para se pedalar. Por isso, a gente incentiva o uso da bicicleta como alternativa perfeitamente viável ao automóvel”, afirmou.

A Rodas da Paz foi criada em 2003 com o objetivo de promover ações que possibilitem a redução do número de acidentes e de mortes no trânsito do Distrito Federal, com foco nos adeptos da bicicleta. A ONG dá orientações e fornece um serviço chamado Bicianjo, que consiste em apoiar, com a presença de um instrutor, pessoas que queiram andar de bicicleta e que ainda não se sentem seguras para tal. Mais informações podem ser obtidas no Rodas da Paz ou pelo e-mail contato@rodasdapaz.org.br.

Durante a semana, um especialista holandês estará na cidade para falar da importância do uso da bicicleta. A Holanda se destaca pela quantidade de adeptos da bike. “É bom trazer as boas experiências para que o governo do Distrito Federal perceba que outro caminho é possível para a cidade”, destacou Lourenço.

Para Marcelo Granja, do Departamento de Educação do Trânsito do Detran-DF, é importante refletir e mudar a atitude no trânsito. “Se você é um condutor, que possa ser um bom condutor. Se é um bom ciclista, que seja um bom ciclista. A ideia é conjugar as coisas para que haja respeito no trânsito, acima de tudo”, lembrou. Para ele, cada um tem que exercer um papel, com direitos e deveres, mas com o único objetivo de transitar de forma segura, com responsabilidade e segurança.

Fonte: Agência Brasil