Sem categoria

Debate quer ampliar mobilização pelo Plano Nacional de Educação

O novo Plano Nacional de Educação (PNE) reuniu estudantes, professores e gestores educacionais no debate realizado, nesta segunda-feira (20), na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE). O encontro contou com a participação do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) membro da Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados e do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu.

A qualidade de ensino e a luta por 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para investimento no setor educacional foram pontos de destaque no debate, em que foram discutidas as formas de participação dos estudantes na luta por um PNE comprometido com maiores avanços para a educação.

“Precisamos de unidade nesse movimento e de ampla mobilização para aprovar o PNE que queremos”, destacou Chico Lopes, acrescentando que “é um momento de ouro para conseguirmos 10% do PIB para a educação, mas política é correlação de forças. Precisamos de mobilização para conquistar o apoio dos deputados a essa causa, para convencê-los de que isso é importante não só para agora, mas para os próximos 10 anos”.

“Os muitos avanços da educação nos últimos anos não são favores; são conquistas dos movimentos”, frisou o presidente da UNE, Daniel Iliescu. “O principal obstáculo a que o Brasil consiga hoje investir 10% do PIB na educação é o projeto de País, que ainda usa 44% do PIB pra pagar dívida pública”.

Modelo de desenvolvimento

Para Iliescu, a luta do PNE transcende a educação. “É uma luta pelo modelo de desenvolvimento para o nosso País. Precisamos romper com algumas amarras que limitam a possibilidade de o governo avançar em rumo progressista”.

Iliescu lembrou que o debate sobre o PNE vem sendo feito há pelo menos dois anos. “As divergências existem, mas o que nos une, nos unifica, é muito mais poderoso”, destacou. “Os 10% do PIB para a educação são a bandeira mais poderosa que já vi no movimento estudantil para mobilizar a sociedade. E a vinculação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação é uma grande estratégia para isso”.

A União da Juventude Socialista (UJS), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) de vários cursos participaram do debate, assim como representantes dos parlamentares comprometidos com a bandeira da educação como o senador Inácio Arruda, deputado João Ananias e a vereadora de Fortaleza Eliana Gomes, todos do PCdoB do Ceará.

Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes