Sem categoria

Documentário narra história dos 20 anos do Brasil em democracia

A história recente do Brasil é praticamente ignorada pelas novas gerações. Há pouco material disponível nos currículos e também na grande mídia, que só se mobiliza em razão de efemérides. O projeto ”Brado Retumbante – do golpe às diretas” se propõe a resgatar a história política do país nos últimos 20 anos. O projeto será lançado nesta segunda-feira (19), em São Paulo.

Do golpe militar que derrubou o presidente João Goulart ao grande comício em defesa da redemocratização, realizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o jornalista Paulo Markun utiliza várias mídias – site, documentário, CD e livro – para revelar a visão dos participantes desse momento histórico.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é uma das entrevistadas do documentário, onde conta como a política passou a fazer parte de sua vida. Entre outros, foram entrevistados também o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a cantora Fafá de Belém, o jornalista Franklin Martins,o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente e hoje senador José Sarney (PMDB-AP).

Com a colaboração de 15 pesquisadores, foram colhidos 40 horas de depoimentos em vídeo, que ficarão nos acervos do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e da Cinemateca Brasileira.

O projeto Brado Retumbante – do golpe às diretas pretende ampliar o conhecimento do grande público sobre o processo que levou ao fim da ditadura. Entender como grupos tão diferentes nem sempre comprometidos com a democracia representativa se uniram no que foi o maior movimento de massas da história do país é o objetivo principal. Sensibilizar quem diz não se interessar por política, o maior desafio.

Para resgatar esse período, o jornalista Paulo Markun iniciou este projeto em 1986, ao entrevistar uma série de personalidades em eventos ao vivo, na Unicamp (Universidade de Campinas). Dali deveria sair um livro, que chegou a ser iniciado. No ano passado, o projeto foi retomado, agora com a articulação entre várias mídias – site, documentário, CD e livro.