DIEESE lança projeto de curso superior de ciência política

Convidado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), o deputado Assis Melo (PCdoB-RS) participou nesta quarta-feira de café da manhã oferecido pelo órgão a parlamentares da Bancada dos Trabalhadores para anunciar uma boa notícia para a classe operária.

DIEESE lança projeto de curso superior de ciência política e trabalho - Fabiane Azevedo/Divulgação

O DIEESE apresentou a proposta de instalação de uma escola que vai oferecer curso superior de ciência política e do trabalho. A escola instrumentalizará a luta da classe trabalhadora, com a formação de dirigentes e assessores que atuam na área sindical.

Os diretores da entidade afirmaram que o Ministério da Educação (MEC) aprovou em todas as instâncias a construção da escola e que DIEESE vai criar parcerias com universidades públicas e privadas. Para estruturar o primeiro curso, será preciso investir R$ 7 milhões, que será captado por meio de recursos do próprio movimento sindical e de verbas públicas. Nesse sentido, os diretores do departamento solicitaram que os deputados destinem parte de suas emendas para a execução do projeto.

Além de Assis, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e membro da executiva nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), marcaram presença o deputado Daniel Almeida, o secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB, Joílson Cardoso, o deputado Roberto Santiago, a presidenta do DIEESE, Zenaide Honório, e o diretor-técnico do órgão, Clemente Ganz.

Com informações da assessoria de imprensa do dep. Assis Melo