Sem categoria

Fortaleza: Pancadaria eleitoral; erro da imprensa ou fogo amigo?

No momento em que se discute a grave distorção que é a monopolização dos meios de comunicação e a necessidade de sua regulamentação e democratização surge uma notícia nos jornais de nossa cidade que merece uma grande atenção dos comunistas e das forças democráticas e progressistas em geral.

Sexta-feira, 16 de setembro último, os dois grandes jornais de nossa cidade repercutiram informação postada no Congresso em Foco, sítio privado fundado em março de 2004, cujo diretor, editores e jornalistas têm em comum o fato de terem trabalhado para jornais e revistas da grande imprensa, tais como o Correio Braziliense, a Folha de S.Paulo, o Estadão, a Veja, a Isto É, entre outros.

No dia anterior, quinta-feira (15), o jornalista Thiago Paiva, do jornal O Povo, baseado nas informações do Congresso em Foco, entrevistou o senador Inácio Arruda sobre as cinco ausências não justificadas do parlamentar comunista das 62 sessões realizadas pelo Senado no primeiro semestre deste ano. Inácio, de pronto, repeliu a informação, afirmou que não tinha faltado a qualquer reunião sem justificativa, explicou ao referido jornalista que ele poderia se certificar com a mesa diretora e providenciou, junto a sua assessoria que municiasse o jornalista do O Povo com as informações necessárias.

O jornalista Thiago foi informado por telefone e recebeu mensagem eletrônica com documento oficial da Mesa Diretora do Senado informando que Inácio não tinha tido qualquer falta injustificada no período. Mesmo assim, o referido jornalista insistiu em dar crédito a informação do sítio eletrônico às informações oficiais disponíveis.

Não fora a proximidade das eleições de 2012 e o nome do senador Inácio surgir com força em diversas pesquisas realizadas nos últimos dias, poderíamos atribuir o fato a um "jornalista" inexperiente e despreparado que teria cometido um grande equívoco. Entretanto, o próprio "jornalista" admitiu, posteriormente, haver entregue a matéria e todos os documentos recebidos a seu editor, responsável final pela publicação.

No mesmo dia da publicação, Inácio repudiou a matéria manipulada e mentirosa, que objetivamente desgasta sua imagem na opinião pública. Os diretores e proprietários do jornal se desculparam e publicaram matéria no dia seguinte, sábado (17), admitindo publicamente o erro e corrigindo a informação, mas o estrago já estava feito.

O curioso é que o sítio do senador Pimentel do PT repercutiu a matéria e a manteve no ar até a segunda-feira (19) pela manhã e, ao retirá-la não fez qualquer menção ao erro cometido. Estranho não?

Parece que a campanha mentirosa e de baixo nível vivida em 2004, inclusive com golpes baixos, disparados de setores ditos de "esquerda", sem nenhuma dúvida vai se repetir.

Esse e outros fatos devem servir de alerta para a nossa militância e amigos para nos prepararmos para a batalha que se avizinha, que visa construir coletivamente um projeto viável para tornar nossa cidade mais humana e menos desigual. Buscar elevar o nível do debate político com os mais diversos segmentos de nossa população e, ao mesmo tempo, repelir com energia todos os ataques rasteiros e inconsequentes, partam de onde partirem.

Fonte: Editorial do Jornal do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza