Sem categoria

Seminário aborda novas relações familiares

As Comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado, em parceria com a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT (Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), promovem uma audiência pública na quinta-feira (29), das 9h às 14h, para discutir o reconhecimento das relações de gênero. Também haverá lançamento de campanha, exposição fotográfica e o filme Elvis & Madona.

cartaz seminário LGTB

Intitulada Seminário Famílias pela Igualdade, a atividade é a primeira de uma série de três.
A base da discussão será o reconhecimento da relação entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, no dia 5 de maio, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a experiência argentina após um ano de aprovação da Lei do Matrimônio Igualitário. São esperados parlamentares, autoridades e representantes da sociedade civil do Brasil e da Argentina. Já confirmaram presença as deputadas Vilma Ibarra e Silvia Augsburger e a juíza argentina Gabriela Seijas.

Segundo os organizadores, há necessidade do debate sobre a aplicação do princípio da isonomia que garanta direitos iguais a todos os cidadãos brasileiros, conforme proposto na PEC do Casamento Civil, que tramita na Câmara Federal.

Outras atividades

Durante o evento será lançada a campanha Famílias pela Igualdade, feita em parceria com a ONG pelos direitos e cidadania LGBT, AllOut.org, e pais e mães de cidadãos LGBTs. O objetivo é sensibilizar a sociedade para os atuais arranjos familiares através de exposição de fotografias de pais e mães de LGBTs, acompanhadas de depoimentos. A exposição da campanha, inspirada no trabalho do fotógrafo e artista plástico francês JR, que recebeu em 2011 o Prêmio TED por seu trabalho na área de Direitos Humanos, será inaugurada oficialmente no mesmo dia, às 15h. No entanto, poderá ser conferida a partir de hoje (26), no Espaço do Servidor, Anexo 2 da Câmara dos Deputados.

Ainda na programação do Seminário, acontecerá a pré-estréia do filme Elvis & Madona, do diretor Marcelo Laffitte, que aborda de forma sensível a vida de uma família constituída por um travesti e uma lésbica que se encontram e se apaixonam de forma inusitada. O diretor, a atriz Maitê Proença e o ator Igor Cotrim confirmaram presença. A exibição será às 19h no auditório 1 do Museu da República.

Além de autoridades, parlamentares e entidades argentinas e brasileiras foram convidadas as ministras Iriny Lopes e Maria do Rosário, o ministro Ayres Britto, o procurador Daniel Sarmento, representantes das Mães pela Igualdade.

Serviço:
Audiência Pública para Discutir Assuntos referentes à cidadania LGBT (Seminário Famílias pela Igualdade)
Data: 29 de setembro, das 9h às 14h
Local: no auditório Petrônio Portela do Senado Federal.
Lançamento da campanha
Data: 29 de setembro, às 15h, no Espaço do Servidor, no Anexo 2 da Câmara.
Pré-estréia do filme Elvis & Madona
Data: 29 de setembro, às 19h
Local: Museu da República. Mais informações pelo telefone (61) 3215-4646

Com informações da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT