Fortaleza sedia I Jogos Abertos de Capoeira do Ceará

No intuito de promover um evento que propicie a reunião e a integração da maior quantidade possível de capoeiristas cearenses, o coletivo formado pela Liga Cearense de Capoeira (LCC) e pelos grupos Acapoeira, Associação Zumbi de Capoeira, Capoeira Água de Beber e Escola Brasileira de Capoeira uniram esforços para realizar os I Jogos Abertos de Capoeira. A competição que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, tem caráter inteiramente desportivo e cultural.

A primeira edição dos Jogos Abertos de Capoeira do Ceará contará com uma programação diversificada, abrangendo atividades que valorizem o caráter esportivo e cultural da capoeira. Além da realização dos jogos em si, será oferecido um curso de aperfeiçoamento técnico com mestre convidado de renome nacional e apresentações artísticas de capoeira e cultura afrodescendente.

No Ceará, o I Jogos Abertos de Capoeira tem singular importância, pois será a primeira vez que um evento esportivo de capoeira aberto a todos os grupos do estado será realizado. Nesse sentido, o evento será uma oportunidade de confraternização entre diferentes escolas, estilos e filosofias do universo da capoeira. Esta iniciativa também é relevante, pois promove a ampla valorização e difusão da capoeira e da cultura brasileira, uma vez que eventos esportivos mobilizam grande público de participantes e de expectadores.

A competição

Os participantes serão agrupados de acordo com suas graduações em quatro categorias, abrangendo desde alunos iniciantes até os mestres, não havendo distinção entre gêneros. Para promover a inclusão social e a acessibilidade, haverá ainda, uma 5ª categoria destinada a pessoas com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, mental, locomotora, etc). Os participantes serão avaliados em notas com pontuação de 0 a 10, de acordo com os critérios de criatividade, técnica, ritmo, objetividade, continuidade e caracterização dos jogos.

Como premiações, serão distribuídos troféus e medalhas aos atletas que obtiverem destaque nos jogos. No intuito de incentivar a prática da capoeira e valorizar os participantes do evento, serão concedidas premiações especiais, destacando o melhor solo, o melhor floreio (acrobacias), a melhor cidade e a melhor atleta mulher.

Sobre a capoeira

Considerada uma das manifestações populares mais ricas da humanidade, a capoeira incorpora em sua prática diversas linguagens, tais como a música, o teatro, o jogo, a dança e a luta, proporcionado a seu praticante uma experiência múltipla. Dentre os diversos benefícios adquiridos com a prática da capoeira, podemos citar o desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo e afetivo social, melhoria na saúde, qualidade de vida, bem estar e enriquecimento cultural.

Em 2008, a capoeira foi elevada à condição de patrimônio brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do registro da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão e do ofício dos mestres de capoeira no Livro dos Saberes. Em 2010, a lei 12.288, mais conhecida como Estatuto da Igualdade Racial, reconheceu a capoeira como elemento formador da identidade cultural brasileira e como desporto de criação nacional.

Atualmente a capoeira movimento mais de 8 milhões de praticantes em todo o mundo, havendo uma infinidade de grupos, escolas e associações dedicadas a difusão dessa arte brasileira. No estado do Ceará, a capoeira se iniciou na década de 70 e rapidamente se popularizou. Hoje, existem cerca de 40 grupos distintos que desenvolvem atividades com capoeira em todo território, cearense, reunindo mais de 8 mil capoeiristas.

Programação

Quinta-feira (29/09)

Congresso Técnico
Local: Auditório do Ginásio Paulo Sarasate
Hora: A partir das 19h

Sexta-feira (30/09)

Aulão e Sorteio – Esclarecimento das regras e pontuações dos jogos
Local: CSU Centro da Cidadania Presidente Medici
Hora: a partir das 19h

Sábado (01/10)

Solenidade de abertura às 9h
Jogos (alunos) pela manhã
Jogos (graduados) pela tarde
Local: CUCA – Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte.

Domingo (02/10)

Solenidade de premiação e encerramento
Hora: a partir das 9h
Local: Barraca Marujo, Praia do Futuro

De Fortaleza,
Carolina Campos