Sem categoria

Comitê do Nobel manterá premiação a cientista morto

As regras do prêmio não permitem que o Nobel seja dado postumamente, mas o chefe do comitê, Goeran Hansson disse que a escolha será mantida tendo em vista que o canadense Ralph Steinman, nomeado Nobel de Medicina, faleceu dias antes do anúncio oficial de sua premiação

O comitê que concedeu o prêmio Nobel de Medicina deste ano não sabia que um dos laureados, o canadense Ralph Steinman, morreu dias antes do anúncio do prêmio, afirmou o chefe do comitê, Goeran Hansson. As regras do prêmio não permitem que o Nobel seja dado postumamente, mas Hansson disse que o comitê manterá sua escolha.

Steinman, de 68 anos, morreu em decorrência de um câncer no pâncreas em 30 de setembro, segundo a Universidade Rockefeller de Nova York, onde ele trabalhava.

Hansson, chefe da assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, disse que o comitê havia acabado de ser informado sobre a morte do cientista.

"Acabamos de receber a informação. O que podemos fazer agora é apenas lamentar que ele não possa experimentar a alegria de ter recebido o prêmio", disse Hansson à agência de notícias sueca TT. "Não nomearemos novos vencedores, esta é a nossa decisão. Como faremos na prática para entregar o prêmio é algo que teremos de investigar. Estamos examinando as regras."

O anúncio de que Steinman, juntamente com o norte-americano Bruce Beutler e o francês nascido em Luxemburgo Jules Hoffmann venceram o prêmio Nobel de Medicina foi feito nesta segunda-feira. O prêmio será entregue numa cerimônia em Estocolmo em 10 de dezembro.

Fonte: Gazeta do Povo com informações da Dow Jones.