Sem categoria

Irã diz que país pode cessar enriquecimento de urânio

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou que seu país deixará de enriquecer urânio a 20% se receber combustível nuclear para suas instalações médicas e elétricas.

Em entrevista à emissora de televisão pública, Ahmadinejad repetiu a oferta feita recentemente durante sua passagem por Nova York para assistir à Assembleia Geral da ONU, e criticou a instalação, por parte da Otan, de um escudo antimísseis na Turquia.

"Afirmam que o Irã, ao enriquecer urânio a 20%, segue um programa para construir bombas atômicas, mas com a resposta de que estamos prontos para cessar o enriquecimento se recebermos urânio enriquecido para o reator médico de Teerã as acusações ficam sem fundamento", disse Ahmadinejad.

O líder iraniano precisou que o programa nuclear de seu país pretende gerar 20 mil megawatts de eletricidade nos próximos 15 anos, além de contribuir para os setores industrial, agrícola, médico e científico, mas não tem fins militares.

A única usina nuclear do Irã, situada em Bushehr, às margens do Golfo Pérsico, tem capacidade para gerar 1 mil megawatts e, embora tenha sido conectada à rede elétrica nacional no mês passado, ainda opera com parte de sua potência.

Na entrevista, Ahmadinejad também criticou o sistema de radares antimísseis que o pacto militar agressivo da Otan, braço armado do imperialismo estadunidense e europeu, instalará na Turquia, após a assinatura de um acordo entre Washington e Ancara. O líder iraniano disse que seu objetivo é defender o Estado sionista de Israel.

Ahmadinejad também voltou a exigir a retirada dos navios de guerra dos Estados Unidos do Golfo Pérsico e assegurou que os próprios países da região são capazes de estabelecer a segurança na área.

Com informações da Folha Online