Sem categoria

Mais de 12 mil pessoas vivem nas ruas no Chile

O governo chileno calcula que 12.423 pessoas vivam nas ruas do país atualmente, como revelaram dados divulgados hoje pela "Pesquisa Rua", que foi realizada a pedido do Ministério de Planejamento em 220 dos 342 distritos do Chile.

Para o ministro do Planejamento, Joaquín Lavín, esta sondagem "é o primeiro grande esforço do governo para fazer uma radiografia real e profunda das pessoas que vivem nesta condição" dentro do território chileno.

Segundo ele, dados como estes são importantes para possibilitar o desenvolvimento de uma "política eficiente" que acabe com "a realidade negativa que afeta a milhares de chilenos".

A região metropolitana registra o maior números de moradores de rua (5.772), cerca de 46% do total registrado no país. Ainda de acordo com a sondagem, esta parcela da população é formada em 84% por homens e 16% por mulheres, entre eles 785 menores.

"O perfil deles mudou. Hoje as crianças vivem próximas aos shoppings por que se alimentam com restos de fast food deixados pelas pessoas", afirmou Lavín.

Diante desta situação, o ministro anunciou que sua pasta incentivará um plano piloto destinado a 200 crianças, no qual profissionais tentarão reintegrá-las às suas respectivas famílias. O programa também visa a regulamentação da situação destes menores na escola, já que eles registram, em média, cinco anos de atraso letivo.

Fonte: Agência Brasil