Sem categoria

Cinco parlamentares estão sempre em foco no Congresso

Apenas os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Chico Alencar (Psol-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) foram finalistas em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco. Ao todo, o Congresso possui 513 deputados e 81 senadores. Este ano, desses 594 parlamentares, apenas 47 disputam o Prêmio Congresso em Foco. A distinção com o prêmio que aponta aqueles que, a cada ano, fazem a diferença no Congresso Nacional, é um privilégio para poucos.

Os finalistas para cada edição do prêmio são escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados pelos jornalistas (quando há empate no final, como este ano, a lista cresce para abrigar os que tiveram o mesmo número de votos) formam a lista de finalistas.

Essa lista é submetida à votação dos internautas para a escolha final dos melhores a cada ano. Essa votação chega agora à reta final. O prazo final para a votação no Prêmio Congresso em Foco 2011 é domingo (9).

Este ano, o nome dos vencedores nas categorias gerais e nas categorias especiais só será conhecido na própria festa de premiação, marcada para o dia 7 de novembro. O último boletim parcial de votação foi divulgado na última sexta-feira (30), e será ele a última informação sobre a votação antes da entrega do prêmio.

De acordo com esse boletim, os sempre finalistas do prêmio estavam assim posicionados. Entre os deputados, o melhor colocado é Chico Alencar. Luiz Erundina aparece em sétimo lugar e Aldo Rebelo é o 14º.

Entre os senadores, Eduardo Suplicy (PT-SP) era o segundo na categoria geral de melhor senador, com 7.200 votos. Perdia para Cristovam Buarque (PDT-DF), com 8.084. Pedro Simon (PMDB-RS) aparecia em quinto na categoria geral e em segundo nas categorias Defesa dos municípios e Defesa da Segurança Jurídica e Qualidade de Vida. Simon também é finalista na categoria Defesa da democracia e da cidadania.

Padrão de comportamento

O Prêmio Congresso em Foco visa estabelecer um padrão de comportamento que os eleitores, de um modo geral, buscam para os políticos brasileiros. A avaliação é baseada no grau de preocupação desses políticos com os problemas e anseios da sociedade, e de que forma eles atuam para, de alguma forma, resolver ou, pelo menos, minorar esses problemas.

É esse o pensamento que abarca a maioria das pessoas que votam nas duas etapas de votação do prêmio. Na primeira etapa, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram, na categoria geral e nas categorias especiais. Este ano, votaram nessa primeira etapa 267 jornalistas dos diversos veículos de comunicação credenciados para atuar no Congresso.

A lista com esses finalistas é colocada, então, para a avaliação final dos internautas, que podem entrar na página do site e votar nos nomes de sua preferência. Uma demonstração de que tanto os jornalistas quanto os internautas entenderam o espírito por trás do prêmio é que nunca, em nenhuma das seis edições do prêmio, um político envolvido em denúncias de corrupção foi lembrado. É o que explica o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, em entrevista à Rádioweb.

Fonte: Congresso em Foco