Sem categoria

PCdoB faz conferência em São Luís e reúne oposição

Em dois dias de reuniões e debates, o comitê municipal do PCdoB de São Luís definiu os primeiros passos rumo às eleições de 2012. Na noite da última sexta (7), o presidente da Embratur, Flávio Dino, declarou ser pré-candidato à prefeitura de São Luís e reuniu possíveis aliados para as disputas eleitorais do próximo ano.

No segundo dia (sábado, 8), as principais diretrizes internas do partido foram acertadas entre os membros da militância comunista na capital e foi eleita a direção do comitê de São Luís para os próximos dois anos, que reconduziu o presidente Márcio Jerry ao posto.

Acompanhados de PP, PPS, PSB, PRTB e parte do PT, os membros do PCdoB ouviram do ex-deputado federal Flávio Dino que ele é o pré-candidato do partido para as eleições municipais de 2012. No entanto, ainda não foi definido se ele será o candidato oficial da chapa, que ainda deverá manter-se em diálogo constante com os demais partidos para escolher, entre os nomes indicados por cada um deles, aquele que deve estar à frente de uma futura coligação.

O projeto, segundo Flávio, é vencer tanto as eleições de 2012 quanto as de 2014 e, para isto, os partidos que formam a aliança de oposição na cidade e no estado devem estar unidos em torno de um projeto único, que não seja construído a partir de nomes, mas que tenha como protagonista o povo.

“Nós, aqui nesta mesa, estamos remando todos na mesma direção. Mas quem vai escolher quem comanda o barco não é nenhum de nós. É quem está fora do barco. São os excluídos, os pobres, os que são esquecidos, que são considerados invisíveis pelos governos inoperantes,” adiantou Flávio Dino.

Mesmo sendo o pré-candidato oficial do PCdoB à prefeitura de São Luís, Flávio Dino ressalta que ainda há muito que se conversar com as siglas para definir quem será o líder da chapa majoritária no próximo ano.

Deputado estadual pelo PCdoB, Rubens Pereira Júnior destacou o protagonismo que a oposição no Maranhão terá nas próximas eleições. “Não acreditamos em salvacionismo, em messianismo. Temos um projeto de melhoria para o nosso estado e vamos colocá-lo em prática juntos, todos os partidos aqui presentes.”

Os dois vereadores da bancada do PCdoB na Câmara Municipal – Rose Sales e Fernando Lima – também discursaram e lembraram as principais atuações do partido em prol de melhorias para a cidade. “O povo clama por mudanças e não quer mais adiar. Ele quer agora,” lembrou Rose.

Alianças

Marcando presença na Conferência Municipal do PCdoB, vários partidos demonstraram querer caminhar junto com o PCdoB nas eleições de 2012 e 2014. O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP); o ex-deputado federal e presidente municipal do PSB, Roberto Rocha; o presidente municipal do PPS, Paulo Matos; o presidente municipal do PRTB, Ednaldo Neves; o membro do Diretório Estadual do PT, Márcio Jardim; e muitas outras lideranças destas siglas compartilharam da abertura da Conferência comunista.

Utilizaram a tribuna para enfatizar a importância da união entre os partidos com interesse comum na mudança da política maranhense. “Uma mudança que já se faz tardar e que precisa ser não apenas sonhada, mas construída no nosso estado,” disse José Antonio Almeida, presidente do PSB no Maranhão.

“Essa mesa fala por si só. As lideranças todas de oposição estão aqui presentes em busca de uma única esperança: a de uma cidade melhor, de um Maranhão melhor,” assinalou o presidente estadual do PPS, Paulo Matos.

Representando o PP, o ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, discursou em nome da reunião de forças políticas para a vitória nas urnas em 2012. Para ele, a palavra de ordem é a unidade, que seria o alicerce capaz de solidificar as simpatias entre as siglas. “Se eles colocarem o dedo para coalhar nosso leite, nós faremos dele o doce da nossa vitória”, finalizou.

Diretrizes do PCdoB

Nas discussões internas do partido, foi feito um balanço dos últimos dois anos. Apesar de trazer bons resultados nas disputas eleitorais, a avaliação feita pelos militantes vislumbra ainda alguns pontos a serem melhorados.

As limitações de representação dos movimentos sociais foi um deles. Mesmo tendo contato constante com a UJS e a Unegro, o PCdoB deve inserir-se ainda mais nas representações sociais de setores da população maranhense e, assim, expandir a mobilização de ainda mais pessoas em torno da proposta comunista.

Por outro lado, desde 2006, com a eleição de Flávio Dino a deputado federal e o aumento do número de filiados, o partido conseguiu manter o funcionamento de várias frentes, conseguindo chegar ao segundo turno da disputa para prefeito em 2008 e eleger dois vereadores (em um universo de 21 parlamentares na Câmara Municipal).

Como meta, o PCdoB tem para 2012 o permanente diálogo com as oposições e ampliar a bancada de vereadores na Câmara em pelo menos mais dois representantes (totalizando quatro comunistas na Casa), mas tudo com olhar para a disputa de 2014.