Bebeta e prefeito articulam instalação de fábrica em Cruz Alta

A vereadora Elisabeth Zavaglia Silva, a Professora Bebeta do PCdoB, tomou conhecimento da possibilidade da empresa Stara estar interessada na instalação de uma planta da sua indústria no estado do Rio Grande do Sul. Diante dessa informação ela contatou com os diretores da empresa, confirmando a intenção e para saber de detalhes das exigências para esta possível instalação da empresa em Cruz Alta.

bebeta articula instalação de fábrica em cruz alta - Divulgação

De acordo com Bebeta, existindo essa possibilidade importante para o desenvolvimento do município, ela entrou em contato com o Prefeito Vilson Roberto para comunicar o fato, argumentando que a cidade tem de assumir uma atitude para a vinda desta empresa.

“Depois do encontro com o Prefeito Vilson Roberto, fiz novo contato com o Gerente da Stara e nos reunimos na sede da empresa na cidade de Não-Me-Toque na última quinta-feira (6). Participaram do encontro além do Prefeito, o Assessor do nosso Gabinete, Vinícius Cossettin, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Bertoldo Fagundes e o Secretário Municipal e Desenvolvimento Rural, José Martins – o Taquara”, relatou a vereadora.

O Gerente da Stara, Roberto Diaz, colocou que a empresa pretende instalar uma nova fábrica de tratores, preferencialmente no Estado do Rio Grande do Sul e, para isso, já haviam apresentado o projeto ao Governador Tarso Genro.

“A planta da nova unidade da Stara tem a intenção de investir R$ 75 milhões para produzir tratores. O projeto da fábrica vai gerar 500 empregos diretos, e é para produzir 2 mil tratores por ano, gerando um faturamento inicial de R$ 500 milhões. Para essa unidade pretendemos conseguir uma área de terra de 15 a 20 hectares para a construção de 30.0000 m² de área física” disse Diaz.

Na reunião o Prefeito Vilson Roberto prestou diversas informações demonstrando que Cruz Alta oferece condições ideais para a implantação dessa fábrica. Além da área de terras que será viabilizada e mão-de-obra disponível que o município se propõe a treinar e capacitar, existem outros incentivos que poderão ser objeto de negociação. Entretanto, o Prefeito Vilson Roberto ressaltou a logística de Cruz Alta como a mais estratégica, não só para essa fábrica, como para qualquer outra empresa, independentemente do porte e tipo que desejar aqui se estabelecer.

Segundo Bebeta, é desnecessário dizer sobre a importância dessa fábrica para aperfeiçoar o desenvolvimento econômico e social de nosso município e região, gerando novos empregos e renda. “Esta fábrica de tratores vai impulsionar, também, o desenvolvimento da indústria de ponta do segmento metalúrgico, com produtos que dizem diretamente da atividade básica da nossa economia local. Agora, devemos unir esforços de toda a comunidade e dos diferentes segmentos organizados, como a ACI, CDL, Unicruz, meios de comunicação, enfim, todos aqueles que têm compromisso com o desenvolvimento de nossa Cruz Alta, juntamente com o Governo Municipal e o Poder Legislativo, e principalmente os empresários de nosso município” disse ela.

A vereadora complementa dizendo este ser um compromisso de todos “é uma tarefa muito difícil, que vai depender de muita unidade para ver se sensibilizamos os diretores da Stara para que o nosso município seja eleito para instalação dessa fábrica. Se tudo der certo, se conseguirmos alcançar este objetivo, Cruz Alta e nosso povo trabalhador, certamente, irá viver uma nova etapa do seu desenvolvimento” afirmou Bebeta.

De Cruz Alta,
Rodrigo da Luz de Jesus