Embratur comemora aumento da satisfação do turista com o Brasil
O grau de satisfação dos turistas estrangeiros que visitam o País aumentou. Dos estrangeiros que vieram ao Brasil, 85% avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas. E 96% dos turistas estrangeiros manifestaram o desejo de retornar. Os dados fazem parte do resultado da pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil apresentada nesta segunda-feira (10) pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Publicado 11/10/2011 11:05
Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, é interessante notar que o nível de satisfação do turista internacional com itens como segurança pública. Em 2004 foi de 75% e em 2010, chegou a 82%. "Somos sim um destino de lazer, conhecido pelo sol e pelas praias, porém os próximos eventos esportivos irão nos fortalecer em outros aspectos junto ao turista internacional. Iremos qualificar mais ainda nossos pontos positivos e melhorar as avaliações que não obtiveram boas qualificações", destacou.
Cerca de 46% dos visitantes internacionais são sul-americanos, 31% são europeus e 15% vêm da América do Norte. A entrada em maior número dos estrangeiros da América do Sul é a força do turismo intra-regional. “Existem estudos que comprovam que o Turismo de Proximidade é o mais praticado em todo o mundo”, destacou Flávio Dino.
A pesquisa, realizada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi feita com 32 mil pessoas nos 26 estados e Distrito Federal e reúne informações sobre o turismo receptivo de 2010, como perfil socioeconômico dos visitantes, permanência média no País, gasto de viagens e opinião sobre os atrativos e a infraestrutura brasileira.
Os responsáveis pela pesquisa atribuíram a melhoria nos resultados à expansão das mídias sociais, pois 30,9% dos entrevistados afirmou ter sido influenciado a visitar o país pela Internet. A expectativa é que em 2014 o País receba 7,2 milhões turistas e em 2016, 9,2 milhões.
São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados mais visitados. Ambos respondem por mais de 40% do total de visitantes. Em seguida estão Santa Catarina, Paraná e Bahia. Dentre as motivações da viagem, lazer corresponde a 46,1% das visitas, seguido das visitas a amigos/parentes e negócios/eventos. Este último tem perdido a importância com o passar dos anos, passando de 28,7% em 2004 para 23,3% em 2010.
O estudo permitiu também que os visitantes avaliassem a Infraestrutura e Serviços Turísticos brasileiros. As melhores avaliações são para hospitalidade com 97,8%; Gastronomia com 95,5%; restaurantes com 95% e alojamentos com 94%. Já os preços receberam aprovação de 59,9%, rodovias com 66,4% e telefonia e internet com 73,8%.
Com informações da Embratur