Sem categoria

Abbas diz que não haverá diálogo se Israel mantiver colonização

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, reiterou nesta terça-feira (11) que não haverá diálogo com Israel enquanto continuar a "política de colonização" nos territórios ocupados.

"Nós dizemos que, se Israel quer que nós retornemos à mesa de negociações, tem de aceitar primeiro os termos de referência: a solução de dois Estados e a cessação total da construção das colônias", assinalou Abbas em entrevista coletiva após reunir-se em Caracas com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O líder palestino assinalou que "infelizmente a política de colonização continua e, portanto, há centenas de colônias que devem ser eliminadas". Abbas afirmou que essa exigência se baseia no direito do povo palestino e na legalidade internacional.

"Falar em novas colônias ou dar legitimidade a colônias nos territórios palestinos, públicos ou privados, quer dizer que Israel não é sério na busca da paz", assinalou Abbas.

O Quarteto para o Oriente Médio – formado por Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia – propôs a israelenses e palestinos uma reunião em 23 de outubro na Jordânia, a fim de avançar em seu calendário de negociações, segundo informou na terça o Departamento de Estado americano.

O presidente da ANP encerrou nesta terça (11) em Caracas uma viagem pela América Latina que o levou a El Salvador, República Dominicana e Colômbia – membro temporário do Conselho de Segurança da ONU – em busca de apoio ao reconhecimento do Estado palestino nas Nações Unidas.

Fonte: Opera Mundi