Sem categoria

Chávez: "Venezuela apoia plenamente a causa palestina"

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu à comunidade internacional que reconheça imediatamente o Estado Palestino como o 194º Estado-membro da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao receber o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, o mandatário venezuelano atestou nesta terça-feira (11) que a "Venezuela estará apoiando sempre plenamente a causa palestina e a estratégia que você definiu" – em referência ao pleito palestino a uma cadeira na ONU.

Chávez disse que Abbas é "mais do que um presidente, é um lutador de toda a vida que tomou a bandeira de Yasser Arafat, da heroica OLP (Organização para a Libertação da Palestina), que deu tantos mártires nesta luta de 63 anos".

Ele afirmou ainda que "há vários anos" a Venezuela tem uma embaixada em território palestino, mas "Israel não permite que o embaixador entre". A "Palestina é um território, tem leis. O que mais querem para reconhece-lo como um Estado? Todos devemos apoiar a causa dos palestinos porque é a causa da humanidade, a justiça e a paz", assinalou.

Segundo Chávez, Washington já utilizou seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU 43 vezes para proteger Israel e sua investida contra o povo palestino. Abbas, por sua vez, indicou que "o apoio constante da Venezuela e de Chávez à sua causa tem um valor alto para nós e para o povo palestino".

O presidente da ANP realiza um giro internacional e, durante sua estada em Caracas, concordou com Chávez em ativar uma comissão conjunta para ampliar e aprofundar os acordos de cooperação que as duas nações mantêm desde 2009 e em impulsionar alianças na educação, agricultura e saúde.

Este foi o segundo encontro oficial que ambos mantiveram na capital da Venezuela. Chávez prometeu desta vez que visitará a Palestina no próximo ano.

Fonte: Opera Mundi