Sem categoria

Sinai será palco de troca de presos entre Palestina e Israel

Cerca de 500 prisioneiros palestinos, serão libertados na semana que vem em um local desconhecido no deserto do Sinai, em cumprimento ao acordo alcançado entre palestinos e israelense sobre a troca de prisioneiros dos dois lados no início desta semana.

Do lado palestino, serão libertados 450 homens e 27 mulheres, incluindo prisioneiros veteranos que estão encarcerados em prisões israelenses há 30 anos. Alguns serão recebidos em suas casas. Outros, ainda não identificados, serão exilados em países terceiros.

Do lado palestino, o prisioneiro Gilad Shalit, soldado do exército de ocupação, será libertado em algum momento da próxima semana depois de cinco anos de prisão na Faixa de Gaza.

A expectativa é que a troca seja feita em território egípcio, em locais ainda não revelados situados no deserto do Sinai.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que intermediou trocas anteriores, ofereceu seus serviços como intermediário neutro e está discutindo isso com os dois lados, disse um porta-voz da organização em Genebra.

O acordo, que levou mais de três anos para ser finalizado, tendo as negociações fracassado em pelo menos duas ocasiões, foi fechado finalmente na semana passada, com mediação egípcia, entre palestinos e israelenses. Foi assinado e anunciado pelas duas partes na noite de terça-feira.

A previsão é que o soldado israelense preso seja conduzido até o território egípcio enquanto grupos de prisioneiros palestinos são transferidos de prisões israelenses para o lado egípcio nas proximidades de Eilat.

Com agências