Sem categoria

Pan: Com 21 medalhas, Brasil já supera pódios do Rio-2007

Restando ainda um dia para se encerrarem as competições de ginástica rítmica, o Brasil já superou o número de medalhas que obteve há quatro anos, no Pan do Rio. No total, são nove medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze. No quadro geral, o país está atrás apenas dos Estados Unidos, com 43 medalhas, e é seguido pelo México, com 19.

Ontem, o país conquistou mais três medalhas: um ouro no conjunto com cinco bolas e dois bronzes em competições individuais, obtidos por Angélica Kvieczynski.

Sendo assim, as brasileiras já somam cinco medalhas em Guadalajara: dois ouros e três bronzes. No Rio-2007, foram três ouros e um bronze.

Angélica despontou ontem como grande protagonista do Brasil na modalidade. Um dia após ter se tornado a primeira brasileira a conquistar medalha no individual geral, ela se sobressaiu também nas finais por aparelhos.

Levou dois bronzes, no arco e na bola, tornando-se a primeira ginasta do país a ganhar três medalhas numa única edição do Pan.

A paranaense tem a chance de ampliar o número de pódios na competição. As finais por aparelho da maça e da fita são disputadas nesta terça, às 19h.

Ontem, Angélica criticou a arbitragem após sua apresentação com a bola. Ela ficou muito abalada após ter recebido a nota 24.700 pontos.

"O que faltou? Eu não sei explicar. Ninguém tem essa explicação. Só a arbitragem tem", afirmou a atleta, que enfrentou uma cirurgia no joelho durante sua preparação para o Pan do México.

O ouro ficou com Julie Zetlin, dos EUA, e a prata, com a mexicana Cynthia Valdez.

O segundo ouro do Brasil no conjunto – desta vez na apresentação com bolas – foi obtido por Bianca Mendonça, Drielly Daltoe, Elaine Sampaio, Luisa Matsuo, Jessica Maier e Débora Falda. Elas fizeram 25.050 pontos.

Os EUA foram prata, e o Canadá faturou o bronze.

Fonte: Folha de S. Paulo