Greve continua forte no BNB

O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), de plantão em Fortaleza desde a tarde da última quarta-feira, 19/10, analisou a proposta formalizada pelo BNB de promoção especial apenas para os quatro primeiros níveis do PCR e deliberou por unanimidade pela sua rejeição, por considerá-la insuficiente, além de dividir os trabalhadores do Banco.

O Comando Nacional/CNFBNB também posicionou-se veementemente contra a forma desrespeitosa da Direção do BNB em relação às entidades que negociam pelos trabalhadores, quando divulgou a proposta para todo o funcionalismo, antes mesmo de apresentá-la formalmente ao Comando Nacional/CNFBNB. Mas o tiro saiu pela culatra e a proposta indignou ainda mais o funcionalismo, fazendo a greve se fortalecer ainda mais.

Diante da avaliação feita pelos Sindicatos e entidades integrantes do Comando Nacional/CNFBNB, a orientação é:

– Continuidade da greve, fortalecendo as comissões de convencimento em cada unidade do Banco;

– Realização de assembleias apenas quando houver proposta nova e que mereça a apreciação/deliberação da base.

Ovos de codorna para protestar

Dando continuidade à greve no Banco do Nordeste, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou ato de protesto nesta quarta-feira, 19/10, na Agência Fortaleza Centro. Completando 23 dias de paralisação, os funcionários do banco exigiram proposta decente por parte do Governo Federal.

Em frente à agência Centro de Fortaleza, diretores do SEEB/CE e representantes de outras entidades se manifestaram contra a postura intransigente do Banco e do Governo Federal e falaram à população os motivos da permanência da greve no BNB. “O Governo Federal não ofereceu a mesma proposta para o BNB. Estamos indignados com isso porque o BNB é um banco importante para o desenvolvimento da região. Queremos o mesmo tratamento”, afirmou Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.

Durante a manifestação foram distribuídos ovos de codorna para os transeuntes, sob o mote: “Para a moleza dos banqueiros, pau neles”. Com a rejeição da proposta, não há nenhuma previsão de negociação. “Não vamos abrir mão dos nossos direitos. Vamos continuar aqui até o banco oferecer uma proposta digna para os trabalhadores e atender às nossas reivindicações, que também beneficiam os clientes”, disse Carmem Araújo, diretora do Sindicato e funcionária do BNB.

“Nessa greve, nós mostramos para o Governo Federal, para os banqueiros, para a imprensa e para os Tribunais que aumentar o salário não é aumentar a inflação, mas mudar o modelo de desenvolvimento do País. Não é razoável que o Governo esteja tratando o BNB e o Banco da Amazônia como bancos de 2ª categoria”, afirmou Carlos Eduardo Bezerra, presidente do SEEB/CE.

As principais reivindicações específicas dos funcionários do BNB são: isonomia, revisão do PCR, PLR social, abono das faltas da greve e revisão dos planos da Capef e Camed.

Fonte: Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE)

Leia também:

João Ananias faz apelo pelos bancários do BNB