Sem categoria

Sociólogo não esconde desejo de ver Ana de Hollanda demitida

O sociólogo Emir Sader, que em fevereiro deste ano criticou a ministra Ana de Hollanda, chamando-a de autista, postou hoje (21) em seu Twitter que ela foi demitida do Ministério da Cultura. Ele afirma ainda que em seu lugar assume a deputada Jandira Feghali, do PCdoB, que ficaria sem o Ministerio do Esporte.

O Ministério da Cultura desmentiu a informação. Jandira, por seu turno, afirmou que “isso não é verdade” e reiterou que o PCdoB está unido em torno de Orlando Silva. Mesmo assim, o assunto esteve entre os mais comentados do Twitter.

Mero boato

A fonte do sociólogo, que foi demitido pela ministra antes mesmo de assumir um cargo no Minc para o qual tinha sido indicado e não esconde o desejo de queimá-la, é o jornalista e blogueiro Renato Novai, que inicia seu suposto furo de reportagem lembrando que “sexta-feira é o dia oficial dos boatos em Brasília”.

“Quando há alguma crise a coisa ganha proporções extraordinárias. De qualquer forma este ingênuo blogueiro conversou com muita gente influente por conta de um e-mail que recebeu de uma pessoa influente na manhã de hoje e apurou que é forte a possibilidade de Ana de Hollanda deixar o Ministério da Cultura antes da reforma pré-eleitoral.”

Rovai acrescenta que a ministra “sairia para que o PCdoB passasse a controlar a pasta como contrapartida pela saída de Orlando Silva do Ministério dos Esportes. Mas Ana não seria demitida. O Planalto estaria negociando com a ministra um pedido de demissão”.

Conforme o próprio Rovai prudentemente sugere, ocultando o nome do autor do e-mail que recebeu (não seria o próprio Emir Sade?), não se trata de uma notícia, mas de um mero boato. É lastimável que personalidades como o sociólogo, tido como um intelectual de esquerda respeitável, reforcem a boataria, que neste momento serve apenas aos propósitos da direita. “Não é momento para boataria”, enfatiza a deputada Jandira Feghali.

Da Redação