Médicos da Santa Casa insatisfeitos com proposta de reajuste

Dez por cento. Este é o valor do reajuste que os representantes do Estado e do Município propuseram aos médicos cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia em reunião realizada esta semana, na Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública. Também foi acertado um aumento de R$ 20 mil no convênio que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) tem com o hospital.

O Simec, representado na reunião pelo seu diretor financeiro, Tarcísio Dias, considerou que houveram poucos avanços na reunião. "Vamos levar os resultados aos colegas cirurgiões e ver qual o parecer deles", disse Tarcísio. Segundo ele, uma assembleia será marcada tão logo os anestesistas, que também estiveram na reunião, analisarem as propostas e divulgarem uma posição.

O reajuste de 10% está aquém do solicitado pelos médicos da Santa Casa, que é de 27,5%. Entretanto, o provedor da instituição, Luiz Gonzaga Marques, garantiu que esse valor será repassado aos médicos até janeiro de 2012.

Os cirurgiões reclamam da tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde, que, segundo eles, está defasada. Houve uma paralisação dos atendimentos na Santa Casa no dia 19 de setembro, em virtude das reclamações dos médicos, mas, no dia seguinte, eles concordaram em negociar com a Sesa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Fonte: Simec